Presidente da Uefa prevê competições europeias finalizadas até agosto - Gazeta Esportiva
Presidente da Uefa prevê competições europeias finalizadas até agosto

Presidente da Uefa prevê competições europeias finalizadas até agosto

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/05/2020 às 08:58

São Paulo, SP

Aleksander Cerefin, presidente da Uefa, afirmou que a temporada 2019/20 do futebol europeu deve ser finalizada até agosto, incluindo a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

"Temos uma idéia, mas temos que esperar o comitê executivo da Uefa confirmar as datas. Posso dizer que a temporada européia terminará, se tudo estiver como está agora, em agosto", disse o mandatário, em entrevista ao portal BeIN Sports.

Aleksander Cerefin sucedeu Michel Platini na presidência da Uefa (Foto: AFP/Aris Messinis)


Paralisadas desde o dia 13 de março em decorrência da pandemia do coronavírus, Champions e Europa League ainda precisam concluir a fase de oitavas de final. Em todo o continente, o futebol foi suspenso e começa agora a dar sinais de retorno.

O Campeonato Alemão foi a primeira grande competição a voltar. Neste final de semana, os clubes da Bundesliga disputaram a primeira rodada depois de mais de dois meses, sob uma série de restrições como a ausência de torcida, pouco contato nas comemorações e uso de máscara no banco de reservas. Premier League, Serie A e LaLiga caminham na mesma direção.




Enquanto isso, outras ligas decidiram cancelar o restante da temporada. É o caso da França, Holanda e Bélgica. Cerefin não desaprovou a medida, mas prevê que 80% dos campeonatos seja finalizado.

"Penso que a maioria das ligas terminará a temporada. As que não o fizerem, é sua decisão. Mas ainda terão que jogar qualificatórias se quiserem participar das competições da UEFA", ressaltou. "Não vejo a razão pela qual as autoridades francesas não permitiriam uma partida sem espectadores, mas vamos ver. Está fora do meu poder", completou.

Outra questão que a Uefa terá que enfrentar é a organização de jogos para a Eurocopa 2020, remarcada para o próximo ano, que ocorrerá em 12 cidades diferentes. Sobre isso, Cerefin afirma que não haverá problema na maioria dos locais.

"Conversamos com nove cidades e está tudo pronto. Com três cidades, temos alguns problemas. Então, discutiremos mais. Em princípio, faremos isso em 12 cidades, mas se não, estamos prontos para fazer em dez, nove ou oito", disse.

Conteúdo Patrocinado