Está definido o primeiro confronto das oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta segunda-feira, após empate no tempo normal e prorrogação, Marrocos venceu a Holanda nos pênaltis por 3 a 2, no Estádio BBVA, em Monterrey, e vai enfrentar o anfitrião Canadá em busca de uma vaga nas quartas do Mundial.
Único representante do Corinthians na Copa do Mundo, o atacante Memphis Depay sequer entrou na partida e acompanhou a eliminação da seleção holandesa do banco de reservas.
Situação do confronto
Com o resultado, Marrocos segue vivo na Copa do Mundo, enquanto a Holanda se despede precocemente. Agora, os marroquinos enfrentam o Canadá no sábado, às 14h (de Brasília), no SNRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
📋 Resumo do jogo
🔴⚪🔵HOLANDA 1 (2) x (3) 1 MARROCOS🔴🟢⚪
🏆 Competição: Copa do Mundo - Segunda fase (16 avos de final)
🏟️ Local: Estádio BBVA, em Monterrey, México
📅 Data: 29 de junho de 2026 (segunda-feira)
⏰ Horário: 22h (de Brasília)
🟨 Cartões amarelos: Diop (Marrocos)
Gols
⚽ Cody Gakpo, aos 26' do 2ºT (Holanda)
⚽ Diop, aos 46' do 2ºT (Marrocos)
Como foi o jogo
Primeiro tempo
A primeira boa oportunidade do jogo foi da Holanda. Após lançamento longo pela direita, Summerville dominou, invadiu a área e ficou cara a cara com Bono, mas desperdiçou. Após o fim do lance, o bandeirinha levantou a bandeira assinalando impedimento do atacante na jogada.
Aos 19 minutos, foi a vez dos marroquinos chegarem com perigo. Aynaoui aproveitou cobrança de escanteio de Marrocos na primeira trave e subiu mais que a defesa para desviar de cabeça e obrigar Verbruggen a fazer boa defesa. Na sequência, Hakimi recebeu na entrada da área e chutou forte no canto da meta adversária, obrigando o goleiro a trabalhar novamente para evitar o primeiro do jogo.
Os holandeses obrigaram Bono a trabalhar somente na reta final do primeiro tempo. Van de Ven soltou uma pancada da entrada da área, mas parou em boa defesa do marroquino, que jogou a bola para escanteio. Nos acréscimos, após erros suscetíveis da Holanda, o Marrocos voltou a ter chances, mas não tirou o zero do placar.
Segundo tempo
Logo no início da etapa complementar, Hakimi teve duas grandes chances de colocar Marrocos em vantagem. Aos seis minutos, o lateral direito recebeu e, de dentro da área acertou o travessão de Verbruggen. Depois, avançou com liberdade pela direita e até chegou a invadir a área, mas foi desarmado por Van de Ven antes da finalização.
Apesar de não dominar o segundo tempo, a Holanda precisou de uma investida ao ataque para inaugurar o placar. Após lançamento vindo da defesa, Weghorst desviou levemente de cabeça no meio campo e colocou Summerville em condição. O atacante disputou com a defesa marroquina e conseguiu acionar Gakpo, que chutou de primeira para estufar as redes.
Já nos acréscimos, Diop marcou para Marrocos levar o jogo à prorrogação. O zagueiro foi ao ataque e aproveitou cruzamento de Talbi pela esquerda para subir livre no meio da área e desviar de cabeça, no canto de Vergruggen. A Holanda até tentou, mas não conseguiu evitar o tempo extra.
Prorrogação
A grande oportunidade do primeiro tempo da prorrogação saiu dos pés do camisa 9 de Marrocos. Rahimi recebeu dentro da área, tirou Van Hecke da jogada, mas parou em boa defesa de Verbruggen, que evitou o que seria a virada dos marroquinos no jogo. No segundo tempo, o jogo ficou truncado e com poucas oportunidades para ambos os lados.
Pênaltis
Holanda
⚽️ Koopmeiners, Weghorst
❌ Kluivert, Timber e Summerville
Marrocos
⚽️ Rahimi, Talbi e Saibari
❌ El Aynaoui, Hakimi
Escalações
🔴⚪🔵 HOLANDA
Verbruggen; Van Hecke, Van Dijk, Aké (Koopmeiners), Dumfries; Gravenberch (Timber), De Jong (De Roon), Van de Ven (Hato); Summerville, Brobbey (Weghorst), Gakpo (Kluivert).
Técnico: Ronald Koeman
🔴🟢 MARROCOS
Bono; Hakimi, Diop, Riad (Salah-Eddine), Mazraoui; El Aynaoui, Bouaddi (El Mourabet); Brahim Díaz (Yassine), Ounahi (Rahimi), El Khannouss (Talbi); Saibari.
Técnico: Mohamed Ouahbi