VP critica imprensa e diz se pautar pela verdade no Corinthians: “Olhar para a realidade” - Gazeta Esportiva
VP critica imprensa e diz se pautar pela verdade no Corinthians: “Olhar para a realidade”

VP critica imprensa e diz se pautar pela verdade no Corinthians: “Olhar para a realidade”

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

06/09/2022 às 08:00

São Paulo, SP

O português Vítor Pereira, desde que pisou em solo brasileiro, em fevereiro, não tem papas na língua ao falar o que pensa sobre o futebol brasileiro. O técnico do Corinthians sempre reclamou do calendário do país e falou, na última segunda-feira, sobre as expectativas que se criam em cima de sua equipe, sendo que a responsabilidade deveria ser colocada em outros projetos, que estão há mais tempo funcionando, segundo ele.

"Criam-se expectativas que não são reais. Pela dimensão do meu clube, que é mundial, do impacto de qualquer coisa que seja feita, pelo bem ou pelo mal, mas temos que olhar para a realidade. Vamos imaginar que, ontem (domingo), se tivéssemos ganhado do Internacional, iriam dizer que tínhamos que ser campeões. Essa é a verdade. Temos que olhar para a realidade: se perdermos dois jogos seguidos, vamos para o meio da tabela, só que a emoção é tão grande que não se consegue olhar com racionalidade, perceber: o clube está carregando dinheiro? Não está. Está com elenco? Tem que vender jogadores? Sim. Tem que buscar jogadores fundamentais e ter capacidade de dar resposta? Tem capacidade de estar em todas as competições e ganhar todas? Como a dimensão é muito grande, a mídia faz render o peixe", iniciou o treinador em um evento no qual foi palestrante, na zona norte de São Paulo.

"Quanto mais confusão houver, quanto mais problemas tiver, ninguém quer saber a verdade, mas isso não interessa nada, porque isso não vende. O que vende é a ilusão e, infelizmente, o futebol, não só no Brasil, mas de uma forma geral, o que vende é a mentira. É a natureza humana, vai mais para o sangue, para o problema, do que quando as coisas estão direitas. O que eles (imprensa) fazem? Inventam problemas. Não atribuam a responsabilidade a quem não tem capacidade de ganhar títulos. São fantasias", complementou.




Ele, inclusive, relembrou uma fala recente de uma coletiva de emprego, quando rebateu uma pergunta de um jornalista sobre se teria medo de ser demitido. Na ocasião, VP ironizou a questão ("sabe quanto dinheiro tenho no banco?") e disse que poderia ir embora do clube "quando quiser", o que muitos corintianos encararam como uma falta de respeito na ocasião. Ele se desculpou dias depois e, no curso promovido pela CBF, voltou a falar sobre o caso.

"Só que eu, quando dei uma declaração infeliz, quis dizer que estou aqui para dar o meu melhor, se as pessoas quiserem, mas se elas não quiserem, muito prazer, vou viver a minha vida. A minha vida é organizada, estabilizada, para poder estar assim. Não preciso dizer mentiras, vir aqui e ter medo. Tomo decisões com base no que tenho. Líder que quer ser líder não pode baixar a cueca, sabem o que é isso? Sentir a pressão e fazer o que os outros querem, para segurar o seu emprego. Por isso, quando falo, falo sem medo. Não sei o que é Corinthians? Dormi duas horas essa noite. Não como, me dá ânsia a comida. É assim que estou, que vim para o Brasil. Esse é o meu trabalho", falou.

E MAIS: Vítor Pereira desconversa sobre futuro do Corinthians e atualiza situação da família

Por fim, já na zona mista do evento, Vítor Pereira acredita que outros clubes devem ser responsabilizados por cobranças que, neste momento, não cabem ao clube que ele dirige.

"Nós andamos sempre com muita gente fora, gente importante, que não permite estabilizar a equipe. Fomos competindo como pudemos, mas não podemos ser colocados com a responsabilidade ou ao nível de outros clubes do Brasil, que tem muito mais dinheiro, estão muito mais preparados e trabalham há mais tempo, com um projeto de vários anos. Não coloquem o Corinthians no mesmo patamar de responsabilidade, porque isso é mentira, um castelo de areia, isso é o que não quero. Aqui no Brasil tem clubes com responsabilidade muito maior que a nossa", finalizou.

Com o empate contra o Internacional no final de semana, o Corinthians chegou aos 43 pontos no Brasileirão, na terceira colocação. O Timão está oito pontos atrás do líder Palmeiras, que também empatou na rodada, contra o Red Bull Bragantino.

O próximo jogo será contra o São Paulo, no próximo domingo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 16 horas (de Brasília), no estádio do Morumbi.

Conteúdo Patrocinado