Entenda como a musculação e a suplementação podem ajudar na São Silvestre - Gazeta Esportiva
Entenda como a musculação e a suplementação podem ajudar na São Silvestre

Entenda como a musculação e a suplementação podem ajudar na São Silvestre

Gazeta Esportiva

Por André Garda

10/12/2018 às 08:00

São Paulo, SP




Se preparar para uma corrida envolve mais do que apenas sair correndo. A Gazeta Esportiva já deu dicas dos tipos de treino para se preparar para a São Silvestre e agora destaca a importância do fortalecimento muscular para atletas da modalidade.

“O fortalecimento muscular ajuda muito para evitar lesão. O ideal seria duas vezes por semana fazer musculação. Mas a musculação é diferente, ela é só um fortalecimento geral para evitar lesão”, declarou Valdir Camargo, que tem uma equipe no Ipiranga e já foi treinado pelo treinador de Marílson Santos.

“Para quem não gosta de musculação, dá para fazer o fortalecimento no treino, o chamado circuito. Agora chamam de funcional. Fazer duas vezes por semana o circuito que acaba fazendo o reforço muscular. Você pode fazer trabalho de panturrilha, trabalho de afundo, abdominal, flexão de braço, várias séries de educativo, tem vários tipos de fortalecimento”, completou.

Veja também:




Para evitar o desgaste muscular e aumentar a performance, uma das possibilidades é a utilização de suplementação. A nutricionista Bettina Reichenbach destaca a importância do uso de suplementos, que deve ser acompanhado por um profissional, e as possibilidades para corredores.

“Suplementação é uma das estratégias usadas. Deve ser avaliada junto com nutricionista para complementar a alimentação. É importante para recuperação, fortalecimento do sistema imunológico e a melhora da performance, por exemplo”, afirmou.

“Carboidratos são sempre lembrados. Fonte de energia para treinos longos e competições. Dependendo do momento, carboidratos de rápida liberação como a maltodextrina, ou palatinose, que possui uma liberação mais prolongada. Além disso, BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada - leucina, isoleucina e valina) pode ser usado para diminuir a sensação de fadiga muscular e a taurina, por ter função anti-inflamatória e melhorar a oxigenação do corredor”.

Conteúdo Patrocinado