São Silvestre

Confira as dicas de alimentação e hidratação para a São Silvestre

André Garda - São Paulo , SP
26/11/2018 08:00:05

Em: Atletismo, São Silvestre

A São Silvestre está chegando e muitos que irão participar da tradicional prova estão a todo vapor nos treinos para completar o percurso de 15 km. Contudo, a preparação para uma prova vai muito além da parte física. A alimentação e hidratação são de extrema importância para aumentar o rendimento.

“A hidratação é de extrema importância! Antes, durante e depois. Além disso, evitar alimentos ricos em açúcares e gorduras é válido para não atrapalhar a performance nos treinos e nas corridas. Em alguns casos, evitar lácteos e fibras também é necessário, pois podem causar desconforto. Prefira refeições leves e de fácil digestão”, declarou a nutricionista Bettina Reichenbach, que destaca a importância de se ter um acompanhamento com um profissional.

Mesmo sendo importante a hidratação, é preciso tomar cuidados, já que o ideal não é apenas ingerir muito líquido sem limite. Assim como a falta de água pode fazer mal, o excesso também não é benéfico.

Veja também:

Vai correr a São Silvestre? Saiba como se preparar para a prova

“Era dito que deveria se beber entre 1,5 e 2 litros de água ao dia. Mas atualmente é usado o valor de 35 ml de água por kg de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa de 70kg deve, em média, ingerir 2,450 litros de água em um dia”, afirmou Bettina.

“Para a prática de atividade física é importante a hidratação anterior aos treinos ou provas. Durante, de maneira geral, é recomendado um consumo de 400 a 800ml de água por hora, sempre levando em conta a sensação de sede”, completou.

A nutricionista ainda falou da necessidade de se repor os eletrólitos e carboidratos perdidos durante a atividade física. “É importante também a reposição dos eletrólitos e carboidratos. Isotônicos podem ser utilizados, por exemplo. E evitar grandes volumes de líquido durante as provas para não gerar desconforto e hiponatremia”.