Há 14 anos, São Paulo vencia Palmeiras e avançava na Libertadores - Gazeta Esportiva
Há 14 anos, São Paulo vencia Palmeiras e avançava na Libertadores

Há 14 anos, São Paulo vencia Palmeiras e avançava na Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/05/2020 às 16:26

São Paulo, SP

Rogério Ceni fez o gol da classificação do São Paulo contra o Palmeiras na Libertadores de 2006 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


No dia 3 de maio de 2006, o São Paulo venceu o Palmeiras por 2 a 1, no Morumbi e avançou para as quartas de final da Copa Libertadores da América. O duelo, que completa 14 nos neste domingo, foi marcado por polêmicas e culminou com a eliminação do Alviverde na competição continental.

O confronto era válido pela partida de volta das oitavas de final do torneio. No jogo de ida, no Parque Antarctica, o Tricolor abriu o placar com Aloísio, após um vacilo do zagueiro Gamarra, mas Edmundo empatou de pênalti. Por decidir em casa e ser o atual campeão Mundial e da Libertadores, o São Paulo era considerado favorito no embate.

E o favoritismo se confirmou no primeiro tempo no Morumbi. Mesmo com a vantagem de um empate sem gols, a equipe do técnico Muricy Ramalho se lançou ao ataque no início da partida. Aos 12 minutos, Danilo chutou de fora da área e acertou o travessão. Um minuto depois, Souza cruzou da direita para Aloísio, que cabeceou por baixo do goleiro Sérgio. O palmeirense Thiago Gomes tentou cortar, mas a bola bateu no pé direito do atacante são-paulino e parou no fundo da rede.

Aloísio abriu o placar no Morumbi ao colocar o pé direito na frente do chute de Thiago Gomes (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Na segunda etapa, no entanto, o panorama do jogo mudou. O Palmeiras passou a ser mais agressivo e chegou ao empate com o centroavante Washington, aos 12 minutos, que aproveitou a falta cobrada por Correa e subiu livre para cabecear para o gol de Rogério Ceni. Sete minutos depois, a situação ficou ainda mais complicada para o São Paulo, já que Leandro acertou um carrinho por trás em Edmundo e foi expulso.

Apesar da desvantagem numérica, o Tricolor cresceu na partida e começou a trocar passes no campo de ataque. Aos 36 minutos, o árbitro Wilson de Souza Mendoça marcou pênalti depois do lateral-esquerdo Júnior invadir a área e ser derrubado por Cristian. Após cinco minutos de reclamação da equipe alviverde, Rogério Ceni bateu alto no canto direto do goleiro Sérgio e garantiu a vitória e classificação do time mandante.

O gol marcado pelo arqueiro do São Paulo foi o 63º na carreira, número que o fez superar o paraguaio Chilavert e se consagrar o maior goleiro artilheiro da história do futebol. O feito, no entanto, só seria reconhecido pela Fifa três meses depois, quando Ceni marcou duas vezes no empate de 2 a 2 contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. A entidade não reconhece dois dos tentos marcados pelo ídolo tricolor.

Rogério Ceni atingiu a marca de 63 gols pelo São Paulo no Choque-Rei da Libertadores de 2006 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


O clássico do dia 3 de maio de 2006 foi o oitavo Choque-Rei na história da Libertadores. Em 1974, o São Paulo venceu o rival duas vezes na fase de grupos. Em 1994, um empate e uma vitória do Tricolor nas oitavas de final. Na mesma fase da competição, mas na edição de 2005, mais duas vitórias para o clube do Morumbi.


Conteúdo Patrocinado