Alto aproveitamento e promoções à equipe principal: o caminho de Alex no sub-20 do São Paulo - Gazeta Esportiva
Alto aproveitamento e promoções à equipe principal: o caminho de Alex no sub-20 do São Paulo

Alto aproveitamento e promoções à equipe principal: o caminho de Alex no sub-20 do São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/10/2022 às 05:00

São Paulo, SP

Ao se aposentar dos gramados, Alex de Souza iniciou seu caminho como treinador de futebol. Seu primeiro trabalho, no sub-20 do São Paulo, chegou ao fim na última sexta-feira, um dia após a eliminação da equipe no Paulista da categoria, para o Corinthians.

A decisão, porém, partiu dele e muito antes disso. Desde o meio do ano a diretoria tricolor já sabia que o desejo do ex-meia era seguir outros rumos. Belletti deve ser anunciado em breve como o novo comandante são-paulino.

Como jogador, Alex atuou e fez história por onde passou, vestindo as cores de Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, da Turquia, principalmente, com uma série de títulos conquistados, entre eles uma Libertadores (1999), uma Mercosul (1998), duas Copas do Brasil (1998 e 2003), duas Copas América (1999 e 2004) e um Brasileiro (2003).

Alex chegou ao sub-20 do São Paulo em abril de 2021, depois de muitos estudos na nova função. Em seu primeiro trabalho, alcançou quase 65% de aproveitamento: foram 88 jogos, divididos em 51 vitórias, 18 empates e 19 derrotas.



Em sua primeira temporada, o treinador comandou a equipe ao vice-campeonato brasileiro da categoria. Na primeira fase, o São Paulo ficou na quarta posição da tabela, com 34 pontos conquistados, e eliminou Athletico-PR e Flamengo para chegar até a decisão, quando perdeu para o Internacional (2 a 0 e 1 a 1).

Neste ano, o Tricolor chegou até a semifinal da Copinha e do Campeonato Paulista, além de parar nas quartas de final do Brasileiro sub-20. Na última quinta, ficou nas semis do Estadual pelo agregado de 5 a 3 com o Corinthians.

Em outro objetivo óbvio das categorias de base, Alex auxiliou na formação de algumas jóias, além de contribuir com a promoção de jogadores ao time principal, casos de Moreira, Pablo Maia, Caio e Beraldo, por exemplo.

Moreira soma 11 jogos pelo profissional, com um gol marcado e duas assistências, enquanto Pablo Maia tem 57 jogos, dois gols e uma assistência. Lucas Beraldo soma quatro participações e Caio tem dois jogos e um gol - o atacante sofreu uma lesão ligamentar no joelho e passou por cirurgia.

Agora, Alex se volta para outros compromissos na carreira, ainda não divulgados pelo ex-meia. Belleti, pentacampeão do mundo, tem o curso de Licença Pro da CBF e já exerceu a função de auxiliar técnico do Cruzeiro em 2021, trabalhando com Vanderlei Luxemburgo, depois de também ter trabalhado nos bastidores, como diretor de negócios internacionais.

Conteúdo Patrocinado