Fiel repara erro histórico e brinda ingleses com nome singular - Gazeta Esportiva
Fiel repara erro histórico e brinda ingleses com nome singular

Fiel repara erro histórico e brinda ingleses com nome singular

Gazeta Esportiva

Por Marcos Guedes

23/01/2015 às 08:02

São Paulo, SP


Desde que pisaram em solo brasileiro, incrédulos com a festa feita no Aeroporto de Cumbica, os jogadores do Corinthian-Casuals escutaram incontáveis vezes a expressão “Vai, Curinthia!”, na pronúncia que só os torcedores do Corinthians parecem capazes de executar. Reunidos com o clube que inspiraram, os ingleses veem – ou ouvem – a Fiel reparar uma espécie de bela falha centenária.


Foi a impressionante excursão de 1910 do Corinthian Football Club – posteriormente unido ao Casuals Football Club – que levou os fundadores do time do povo a adotar seu nome. Não a equipe, mas os jogadores que atropelaram os adversários enfrentados no Rio de Janeiro e em São Paulo eram chamados de “Corinthians”, no plural. A imprensa fez a confusão, e a formação visitante ficou mesmo conhecida por Corinthians.


Corinthians devolveu encanto com tabelas de Sócrates e Rivellino


Tudo aconteceu em um momento em que um grupo de operários amadurecia a ideia de criar o próprio time. A decisão de colocar o plano em prática foi finalmente tomada quando os ingleses fizeram sua primeira partida em São Paulo, batendo a Associação Athletica das Palmeiras por 2 a 0, em 31 de agosto. No dia seguinte, de pai inglês, nascia “o clube mais brasileiro” à luz de um lampião.

Jogadores do Corinthian-Casuals aprenderam com os torcedores a cantar o hino do Corinthians
Jogadores do Corinthian-Casuals aprenderam com os torcedores a cantar o hino do Corinthians - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press
A certidão de nascimento, no entanto, não estava lavrada. A identidade só foi definida em uma reunião em 5 de setembro, após a realização de mais duas partidas do Corinthian FC: uma goleada por 5 a 0 sobre o Paulistano e outra por 8 a 2 sobre o São Paulo Athletic Club. Os jogos no Velódromo, na Consolação, foram acompanhados por alguns dos fundadores alvinegros.


No dia do batismo, Santos Dumont e Carlos Gomes foram os primeiros nomes cogitados. O pintor de parede Joaquim Ambrósio teve outra ideia e, narra o cronista Lourenço Diaféria, “foi direto”.

Corinthians só ganhou nome quatro dias após a data oficial de sua fundação
Corinthians só ganhou nome quatro dias após a data oficial de sua fundação - Credito: Reprodução
“Relembrou com emoção as imagens deslumbrantes, e ainda bem nítidas na lembrança de todos, do team inglês que acabara de passar por São Paulo, dando verdadeiras exibições de categoria futebolística. Relembrou as lições de cavalheirismo que haviam deixado indelevelmente no Velódromo. Citou as goleadas. Que goleadas! Quinze goals em três partidas, isso em São Paulo, sem falar nas goleadas no Rio de Janeiro! Aquilo não era um team. Aquilo era um ‘fenômeno’ atlético! ‘Nosso clube’, bradou Joaquim Ambrósio, suando por todos os poros do rosto afogueado, ‘tem que ser igual aos Corinthians. Ou isso, ou nada!’”, romanceou o autor de “Coração Corinthiano”.


O também pintor de parede Antônio Pereira, um dos cinco fundadores originais, não gostou. “Eu não queria um nome estrangeiro para a gente. Pensava em um bem brasileiro, assim como Carlos Gomes ou Santos Dumont. Fui voto vencido e hoje estou feliz por isso. Corinthians é um nome de que eu não esqueço. O começo foi difícil, sacrificado. Acho que foi por isso que o Corinthians cresceu e se transformou no que é hoje”, emocionou-se, em entrevista concedida em 1974.

Contrário a nome, Antônio Pereira morreu feliz por voto vencido
Contrário a nome, Antônio Pereira morreu feliz por voto vencido - Credito: Reprodução
O golpe definitivo de Ambrósio foi mencionar a iluminação do prédio em Paternoster Row, na cidade de Londres, onde nascera o Corinthian FC. “‘Pessoal, tem mais um fato que acho importante de dizer... O Corinthians inglês também foi fundado debaixo da luz de um lampião de gás!’ Um sopro de emoção arrepiou os pelos dos braços da moçada. Dava para ouvir as asas das mariposas rodando em volta da luz azulada no recinto”, exagerou Diaféria.


Haverá muita gente arrepiada na tarde de sábado, em Itaquera, no encontro do pai Corinthian com o filho Corinthians. Entre apoiar os inspiradores ingleses e os inspirados brasileiros, o jeito será gritar “Vai, Curinthia!”.


Corinthian teve eterno 11 a 3 e suposto inventor de “soccer”


O Corinthian Football Club surgiu em 1882, formado sobretudo por universitários, e logo tomou as características que sempre seriam sua marca. Eternamente amador, recusou o profissionalismo e, em solo britânico ou em suas viagens pelo mundo, difundiu e difunde ideais de esportividade.

Segundo Lourenço Diaféria, lampião ajudou a unir Corinthian e Corinthians
Segundo Lourenço Diaféria, lampião ajudou a unir Corinthian e Corinthians - Credito: Reprodução
Uma boa ilustração é a atitude de Thomas Rowlandson, que ficou de lado e permitiu um gol de pênalti na excursão de 1907 à África do Sul. Não era covardia do goleiro, um dos que morreriam em combate na Primeira Guerra Mundial. Ele se recusava a aceitar a existência de faltas intencionais.


O “Corinthians Spirit” não tirava a competitividade de um time que chegou a representar a seleção inglesa – na década de 1880, a Inglaterra quebrou um longo jejum diante da Escócia com nove corinthianos em campo. A formação londrina foi ainda a responsável pela maior derrota da história do Manchester United: 11 a 3, em 1904.


Não é à toa que a seleção da Inglaterra usa calções azuis escuros e camisas brancas, uniforme original da equipe fundada por N. L. Jackson. A camisa branca do Real Madrid também é uma referência aos ideais defendidos por aqueles que deixariam no futebol brasileiro a sua maior marca.


Até o surgimento da palavra “soccer” é creditada a um corinthiano, Charles Wreford-Brown. Em um café da manhã com um colega da Universidade de Oxford, ele teria ouvido uma pergunta que fazia trocadilhos com “rugby”, transformado em “rugger”, e “breakfast”, que virou “brekker”. Preferindo o futebol ao rúgbi após o café, supostamente trocou “Association” por “soccer”.

Conteúdo Patrocinado