Alemanha teria comprado votos para sediar Copa de 2006, afirma revista alemã - Gazeta Esportiva
Alemanha teria comprado votos para sediar Copa de 2006, afirma revista alemã

Alemanha teria comprado votos para sediar Copa de 2006, afirma revista alemã

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/10/2015 às 11:55 • Atualizado: 16/10/2015 às 13:09

São Paulo, SP

 

Franz Beckenbauer (e) e Wolfgang Niersbach (d) sabiam sobre o fundo criado, segundo jornal alemão (Foto: DFB?Divulgação)
Franz Beckenbauer (e) e Wolfgang Niersbach (d) sabiam sobre o fundo criado, segundo jornal alemão (Foto: DFB/Divulgação)


A revista alemã Der Spiegel divulgou nesta sexta-feira que o, na época CEO da Adidas, Robert Louis-Dreyfus, pagou seis milhões de euros para obter quatro votos que possibilitassem a vitória da Alemanha como país sede da Copa do Mundo de 2006. Segundo o veículo, o presidente da Federação Alemã de Futebol, Wolfgang Niersbach, e Franz Beckenbauer, um dos maiores jogadores da história da Alemanha, sabiam do falso fundo criado para que o pagamento fosse creditado sem alarde.

Louis Dreyfus teria emprestado o dinheiro para a Comitê Organizador local antes da votação para a escolha do país sede da Copa do Mundo de 2006, em 6 de julho de 2000. Com isso, um ano e meio antes do início do torneio, Wolfgang Niersbach e Beckenbauer tentaram a achar formas que pudessem esconder a devolução do dinheiro que integrava o fundo ilícito criado.

Documentos internos mostram que para, efetuar a devolução do dinheiro, os alemães depositaram os seis milhões de euros em uma conta da Fifa em Genebra, com a justificativa de que a quantia era destinada para a cerimônia de gala da entidade máxima do futebol, que seria realizada em Berlim, porém foi cancelada posteriormente. Com o dinheiro na conta, a Fifa teria prontamente repassado a quantia para a conta de Louis Dreyfus.

Membros da DFB admitiram que o dinheiro não foi usado para a proposta ‘real’, que era parte do orçamento para a cerimônia da Fifa, entretanto, afirmaram que a quantia não tem ligação com nada relacionado a Copa do Mundo. Um dos asiáticos que acabou votando na Alemanha para país sede da Copa do Mundo de 2006, Chung Mong-Joon foi procurado, mas afirmou que esse assunto não era digno de uma resposta. Já Louis-Dreyfus faleceu em 2009.

Conteúdo Patrocinado