Argentina x Croácia: confira as prováveis escalações e todas informações - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Argentina x Croácia: confira as prováveis escalações e todas as informações da semifinal da Copa do Mundo

Argentina x Croácia: confira as prováveis escalações e todas as informações da semifinal da Copa do Mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/12/2022 às 20:00

São Paulo, SP

Disputando uma vaga na final da Copa do Mundo, Argentina e Croácia se enfrentam nesta terça-feira, a partir das 16 horas (de Brasília). A partida será realizada no Estádio Lusail, em Doha, na capital do Catar.

Os argentinos querem mais uma chance de disputar a final do Mundial, após o vice-campeonato em 2014. Em sua última participação, Messi espera acabar com o jejum de 36 anos do país sem levantar a taça da Copa. Já os croatas repetem a surpresa da Copa do Mundo de 2018 e chegam longe na competição, deixando pelo caminho a Seleção Brasileira.


Argentina


A Argentina chegou à Copa do Mundo como uma das favoritas, mas teve um início difícil no torneio. Após a derrota para a Arábia Saudita na estreia, a seleção argentina cresceu na competição e eliminou Austrália e Holanda no mata-mata para alcançar a semifinal.

Um dos motivos para esse crescimento foram as adaptações do técnico Lionel Scaloni ao longo do Mundial. As entradas de Julián Álvarez, Mac Allister e Enzo Fernández no time titular melhoraram o desempenho da equipe. Contra a Croácia, o treinador terá que fazer modificações forçadas por suspensões e lesão.



O lateral Marcos Acuña tomou o segundo amarelo na última partida e está fora da semifinal, assim como Gonzalo Montiel. O meia 'Papu' Gómez também será desfalque após sofrer lesão muscular. Portanto, Scaloni irá escalar Nico Tagliafico e Nahuel Molina nas laterais, além de retornar ao esquema com dois zagueiros. Desfalques nas quartas de final, Di María e De Paul devem voltar.

"Nós temos uma maneira de jogar marcada. Claro, temos que pensar no rival, nas coisas que pode fazer bem. Falamos com os jogadores, como sempre e compartilhamos as sensações que cada um tem. Mas nossa maneira de jogar vai ser sempre a mesma. E isso vamos fazer", declarou o técnico sobre os desfalques para a semifinal.


Croácia


A Croácia está em sua terceira semifinal de Copa do Mundo, tendo participado de apenas seis edições. Neste Mundial, a seleção croata passou em segundo lugar no Grupo F com apenas uma vitória conquistada, atrás do outro semifinalista Marrocos, que se classificou como líder.

Na fase mata-mata, os comandados de Slatko Dalic ainda não venceram no tempo regulamentar, mas avançaram pelas oitavas e quartas de final nos pênaltis. Além disso, contra Japão e Brasil, o goleiro Livakovic se destacou defendendo as cobranças que garantiram as classificações.




"Tem sido cansativo chegar à prorrogação em duas partidas, estamos esgotados, mas estamos na semifinal da Copa e seguimos fortes com força, energia e entusiasmados, assim que estamos. Vamos dar tudo como temos feito em todas partidas anteriores. Temos conseguido nos recuperar depois das partidas e contra a Argentina será o mesmo", disse o técnico Dalic.

A seleção croata deve repetir a escalação e a proposta de jogo com a qual eliminou a Seleção Brasileira no último jogo. Sem o favoritismo, a Croácia apostará na eficiência das finalizações e na hablidade dos meias Modric, Brozovic e Kovacic para vencer a partida.


Retrospecto


As seleções nunca se enfrentaram em mata-matas de Copas do Mundo. Entretanto, em fases de grupos, se encontraram duas vezes e em ambas edições de Mundial a Croácia terminou entre as quatro melhores do torneio.



O primeiro duelo aconteceu em 1998, pela terceira rodada do Grupo H do Mundial na França. A seleção argentina de Verón e Batistuta derrotou a Croácia de Sucker e Boban por 1 a 0, no Estádio Jacques Chaban-Delmas, em Bordeaux. O gol foi marcado por Mauricio Pineda.

O encontro mais recente foi na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A seleção croata havia vencido a estreia e confirmou a classificação para as oitavas de final com uma vitória por 3 a 0 contra a Argentina. Rebic, Modric e Rakitic marcaram. A derrota complicou a situação dos 'hermanos' no Grupo D, que foram obrigados a vencer a Nigéria na última rodada.


Caminho para a final


Quem avançar do duelo entre Argentina e Croácia irá encarar o vencedor do confronto entre França e Marrocos, que formam a outra semifinal da Copa do Mundo. A final será realizada no dia 18 de dezembro, no Estádio Lusail.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA X CROÁCIA

Local: Estádio Lusail, em Doha (QAT)
Data: 13 de dezembro de 2022, terça-feira
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)
VAR: Mohammed Abdulla (EAU)

ARGENTINA: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi, Nicolás Tagliafico; Rodrigo de Paul, Enzo Fernández, Alex Mac Allister, Ángel Di María (Leandro Paredes); Julián Álvarez e Lionel Messi.
Técnico: Lionel Scaloni

CROÁCIA: Dominik Livakovic; Josip Juranovic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol, Borna Sosa; Luka Modric, Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic; Mario Pasalic, Andrej Kramaric e Ivan Perisic.
Técnico: Slatko Dalic

Conteúdo Patrocinado