Frustração de R. Caio deixa São Paulo fora da Copa pela 3ª vez seguida - Gazeta Esportiva
Frustração de R. Caio deixa São Paulo fora da Copa pela 3ª vez seguida

Frustração de R. Caio deixa São Paulo fora da Copa pela 3ª vez seguida

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

15/05/2018 às 08:00

São Paulo, SP

Rodrigo Caio conhece bem o clima da Granja Comary desde os tempos em que frequentava os times de base. O zagueiro foi titular na campanha da Seleção Olímpica do Brasil que culminou com a medalha inédita de ouro nos Jogos do Rio-2016 e também coleciona oito convocações para a equipe canarinho principal. Nada disso, porém, foi suficiente para o jogador de 24 anos convencer Tite a integrá-lo ao grupo que vai disputar a Copa do Mundo, na Rússia.

Na tarde dessa segunda-feira, o zagueiro fez uma pausa em seu tratamento no Reffis do CT da Barra Funda para assistir o anúncio dos 23 convocados ao Mundial. Apesar da expectativa elevada, a frustração veio logo no começo, assim que o nome de Geromel saiu da boca de Tite. O beque gremista era o principal concorrente do são-paulino.

Rodrigo Caio não joga há quatro partidas e pode retornar contra o Santos, no domingo (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Apesar de Rodrigo Caio obter a confiança do técnico da Seleção, uma série de fatores desfavoráveis pode ter contribuído para a ausência do nome do são-paulino na lista final, como por exemplo a torção no pé esquerdo que o tirou dos últimos quatro jogos, ou a atuação decepcionante sob os olhares de Tite no Morumbi. Fato é que Rodrigo Caio não conseguiu manter nesse ano a boa fase e a regularidade da última temporada.

A não ida ao Mundial dificulta o plano de encontrar um novo desafio para a carreira do jogador, afinal, uma convocação à Copa do Mundo valoriza qualquer atleta. Rodrigo Caio admitiu recentemente que chegou a hora de deixar o São Paulo, e o discurso não pegou o clube de surpresa. Raí, diretor executivo de futebol, deixou claro que o tricolor não fará grandes esforços para evitar uma transferência.




De qualquer forma, por ora Rodrigo Caio segue focado no São Paulo e em seu retorno ao time. O zagueiro não apareceu no campo nessa segunda, mas a expectativa é de que Diego Aguirre o tenha como opção para o clássico com o Santos, marcado para o próximo domingo, no Morumbi.

Para os mais supersticiosos, fica a lembrança de que o Tricolor do Morumbi teve representantes em todos as cinco conquistas de Copa do Mundo do Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Mais que isso, o clube só não colaborou com a Seleção Brasileira nos Mundiais de 1938, quando ainda vivia fase de reconstrução devido ao aliciamento de 1934, além de 2010 e 2014.

A última esperança é Rodrigo Caio estar na lista de pré-convocados e ser chamado para suprir uma necessidade de última hora. O problema é que o departamento de futebol da CBF decidiu não revelar os 12 nomes enviados à Fifa. Minimiza ainda mais a possibilidade do zagueiro do São Paulo a revelação de Tite sobre a presença do zagueiro cruzeirense Dedé na tal lista misteriosa, em quebra de protocolo durante o anúncio dos 23 convocados.



 

Conteúdo Patrocinado