O Corinthians agiu rápido e já definiu a contratação de um novo executivo para as categorias de base. O profissional escolhido pelo presidente Osmar Stabile foi Erasmo Damiani, dirigente que acumula passagens de sucesso pela base de clubes ao redor do país e até da Seleção Brasileira.
Conheça Erasmo Damiani
A primeira experiência de Erasmo Damiani no esporte não foi no futebol. Durante a sua juventude, ele foi um atleta de atletismo e chegou a competir por algumas equipes.
Damiani iniciou sua trajetória no futebol como preparador físico do Figueirense. Em 2004, passou a trabalhar como dirigente nas categorias de base do time catarinense. Ele fez sucesso pelo Figueira, conquistando o título da Copinha em 2008.
Erasmo chegou a assumir a gerência do futebol profissional do Figueirense, mas posteriormente deixou o clube e foi contratado pelo Athletico-PR. De lá, ele passou pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Florianópolis até chegar ao Palmeiras, em 2013, na gestão Paulo Nobre.
Os corinthianinhos estiveram presentes no jogo do Timão do último sábado na Neo Química Arena! 😍⚫⚪
As ações especiais de Fiel Torcedor em dia de Corinthians na #CasaDoPovo e o ritual de São Jorge foram em homenagem ao Dia das Crianças, com os pequenos corinthianos realizando… pic.twitter.com/TROf7VoYTQ
— Corinthians (@Corinthians) October 20, 2025
O profissional deu início ao processo de reestruturação da base alviverde, atualmente vitoriosa. O sucesso chamou a atenção da CBF, que o tirou do Verdão dois anos depois. Ele foi contratado para ser o coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira.
Por lá, Damiani retomou parceria com Rogério Micale, com quem já havia trabalhado no Figueirense. A reedição da dupla deu certo. Juntos, eles guiaram Neymar, Renato Augusto e companhia rumo à conquista do tão sonhado ouro olímpico, em 2016. Um ano depois, ambos foram demitidos após o fracasso no Sul-Americano sub-20.
Os últimos trabalhos de Erasmo como executivo de base foram pelo Atlético-MG e Botafogo. Pelo Galo, ele ajudou a montar o time que se sagrou campeão brasileiro sub-17 neste ano. Já a passagem pelo Rio de Janeiro foi curta. Após somente cinco meses no cargo, foi demitido sob justificativa de corte de gastos.
(Foto: Divulgação/Santos)
Função no Corinthians
No Corinthians, Erasmo Damiani irá substituir Alex Brasil, desligado na semana passada. Ele trabalhará ao lado de Carlos Roberto Auricchio, o Nenê do Posto, diretor estatutário do futebol de base do Timão.
Juntos, eles terão a missão de contratar um novo treinador para o time sub-17, tendo em vista que Raphael Laruccia também foi demitido do cargo na última semana. O clube ainda planeja mudanças no departamento, que foi alvo de denúncias de corrupção no início da temporada.