Análise: Corinthians responde com artilheiros, mas ainda precisa olhar defesa com carinho - Gazeta Esportiva
Análise: Corinthians responde com artilheiros, mas ainda precisa olhar defesa com carinho

Análise: Corinthians responde com artilheiros, mas ainda precisa olhar defesa com carinho

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/10/2022 às 07:00

São Paulo, SP

Por Marina Bufon

Parafraseando o técnico Vítor Pereira, o Corinthians fez o jogo que deveria ter feito na vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, na noite do último sábado, na Neo Química Arena.

Surpreendendo até os mais otimistas, o treinador escalou uma equipe quase titular, poupando apenas Fábio Santos na lateral esquerda. É importante mencionar que Rafael Ramos segue em transição, portanto, na outra lateral, a "única" opção era Fagner.

No entanto, o início teve os mesmos contornos do jogo contra o Atlético-GO, no meio da semana, quando o time começou mal, cedendo espaços para que o adversário chegasse - Deyverson, aliás, abriu o marcador após dois minutos.

Dançou, provocou, mas o tento foi anulado por impedimento milimétrico, com a ajuda do VAR, para a alegria dos corintianos presentes.

Vítor Pereira desabafou na coletiva, disse que, de fato, não sabe o motivo de isso acontecer, que é algo que eles treinam e que precisa ser corrigido. A meu ver, este é o único ponto negativo do jogo, como um todo, porque se o ex-Palmeiras tivesse marcado, sair atrás do marcador exigiria outra estratégia, completamente diferente. Mas o "se" fica para outro dia.

O Corinthians, como disse mais acima, fez o que jogo que deveria ter feito, procurando, com paciência, os espaços que o adversário, numa nova linha de cinco, como o Atlético-GO, teimava em não dar.

Foi, então, que a qualidade individual dos jogadores, somada ao maior tempo de treino e preparação coletiva, se sobressaiu e garantiu dois golaços - um de Yuri Alberto, passando pelo pé de quatro jogadores até chegar ao camisa 9, e outro de Guedes, que passou por três marcadores para fazer o seu.




Não é à toa que esses dois jogadores estão cada vez mais entrosados e aumentando seu saldo de gols pessoal. No jogo passado, foram deles os tentos da vitória por 2 a 1.

Os dois são os artilheiros do Corinthians no Brasileirão: Róger soma sete gols, uma assistência, 23 assistências para finalização e 20 passes por jogo, enquanto Yuri tem quatro gols, 11 assistências para finalização e 12 passes por jogo, segundo o Footstats.

Se eles não "podiam jogar juntos", novamente parafraseando VP, agora eles precisam (e devem) jogar juntos, abusando de suas características individuais e colaborando um com o outro - Yuri tem mais esse perfil e Guedes vem aprimorando esse ponto.

Se a transição ofensiva vem apresentando evoluções constantes, a defensiva, porém, ainda precisa de ajustes, principalmente se levarmos em conta que Atlético-GO e Cuiabá são candidatos ao rebaixamento, portanto, com uma qualidade mais baixa.

Assim como nos gols marcados, há, ainda, algumas falhas individuais e outras coletivas, como um “não saber o que fazer” em determinados momentos, como lapsos, que podem culminar em gols (como no de Deyverson ou nos lances iniciais contra o Dragão).

Isso tudo é em relação ao primeiro tempo, visto que, na etapa complementar, o "jogo que o Corinthians deveria ter feito" foi apenas o de administrar o resultado, dar rodagem ao elenco e poupar alguns nomes. Sim, o segundo tempo foi bem chato, mas inteligente, diante de um adversário frágil.

Na sequência contra o Z4, o Corinthians enfrenta, na próxima terça, o último da série (e da tabela), o Juventude, mas fora de casa, em um grande desafio de atuar longe da Arena.

É mais uma chance para se manter no G4 e seguir confiante para os últimos objetivos do ano.

Conteúdo Patrocinado