Partidos vão ao STF para tentar evitar disputa da Copa América no Brasil - Gazeta Esportiva
Partidos vão ao STF para tentar evitar disputa da Copa América no Brasil

Partidos vão ao STF para tentar evitar disputa da Copa América no Brasil

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/06/2021 às 00:57 • Atualizado: 01/06/2021 às 09:36

São Paulo, SP

O Brasil foi nesta segunda-feira oficialmente anunciado pela Conmebol como sede da edição de 2021 da Copa América, antes prevista para Colômbia e Argentina. No mesmo dia, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) foram ao Superior Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a realização do torneio no país.

Os advogados do PT encaminharam ao ministro Ricardo Lewandowski um pedido de tutela emergencial contra a Copa América. A sigla entende que o torneio contraria “os esforços engendrados por parte da sociedade brasileira para a contenção da pandemia”.

O PT apresentou um adendo à Arguição por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) das vacinas contra a Covid, da qual Lewandowski é o relator. O objetivo é suspender todas as tratativas relacionadas à realização da Copa América 2021 no Brasil.




Por meio de ADPF, o PSB também ingressou com um mandado de segurança preventivo no STF. A sigla considera que a realização do torneio no Brasil “veicula flagrante violação a direitos difusos da coletividade protegidos pela Constituição Federal”.

Filiado ao PSB, o deputado federal Júlio Delgado entrou com uma Ação Popular para impedir, através de liminar, a realização da Copa América no Brasil. A ação foi impetrada no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região e tem como alvo a União, através do seu representante, o presidente Jair Bolsonaro.

Embora o Brasil tenha sido anunciado como sede pela Conmebol, a realização da Copa América no País ainda não está garantida, segundo Luiz Eduardo Ramos, Ministro da Casa Civil. A possibilidade levou o senador Randolfe Rodrigues (Rede), vice-presidente da CPI da Covid, a agir para ouvir Rogério Caboclo, mandatário da CBF.

Conteúdo Patrocinado