Defesa experiente x ataque irreverente: como Tite pretende equilibrar Seleção na Copa do Catar - Gazeta Esportiva
Defesa experiente x ataque irreverente: como Tite pretende equilibrar Seleção na Copa do Catar

Defesa experiente x ataque irreverente: como Tite pretende equilibrar Seleção na Copa do Catar

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/11/2022 às 08:00

São Paulo, SP

O técnico Tite apostará em uma Seleção Brasileira mesclada para a disputa da Copa do Mundo do Catar: na defesa, uma média de idade mais alta, enquanto, no ataque, com sete estreantes entre os atacantes, uma média de idade bem mais baixa.

Englobando goleiros, laterais e zagueiros, são 11 atletas, com uma idade média de 30,7 anos. Já do meio para frente, englobando meias e atacantes, a média cai para 25,7 anos. No todo, o Brasil vai para o Mundial com uma média de 28,2 anos de idade.

O mais jovem que vestirá a camisa no Catar será o atacante Rodrygo, do Real Madrid, de apenas 21 anos, enquanto o mais velho será o lateral direito Daniel Alves, do Pumas, com 39 anos. Ele, aliás, será o jogador mais experiente a defender o Brasil na competição.

"Experiência conta, assim como conta o momento, como conta a capacidade de concentração do atleta. Uma série de fatores são levados em consideração. A carreira toda, o nível que eles se mantêm", iniciou o técnico Tite após a convocação.

Ele utilizou, ainda, a convocação de Éverton Ribeiro, do Flamengo, para falar sobre experiência, ainda que ele não tenha jogado nenhuma Copa na carreira.

O Éverton Ribeiro retomou e tem a consistência do 10, do jogador da articulação, do jogador criativo. Quando voltou dos Emirados já tinha a expectativa. Temos este aspecto, tem 32 anos, mas acho que a primeira Copa do Mundo. Jogos em alto nível, final de Libertadores, de Mundial, de Copa do Brasil, jogos de alto nível na Europa. Os treinamentos... na Juventus, tinha 15 ou 16 atletas de seleção. A experiência é muito relativizada".

Cléber Xavier, auxiliar de Tite, complementou: "Só o enfrentamento entre jogos de seleção dá o crescimento e condição ao atleta, mesmo os meninos, como o Rodrygo, o mais novo da convocação, sendo decisivo em uma Champions League".



Defesa experiente vs. ataque jovem:


Goleiros: Alisson (30 anos); Ederson (29 anos) e Weverton (34 anos)
Laterais: Alex Sandro (31 anos); Alex Telles (29 anos); Danilo (31 anos); Daniel Alves (39 anos)
Zagueiros: Bremer (25 anos); Eder Militão (24 anos); Marquinhos (28 anos); Thiago Silva (38 anos)
Meio-campistas: Bruno Guimarães (24 anos); Casemiro (30 anos); Everton Ribeiro (33 anos); Fabinho (29 anos); Fred (29 anos); Lucas Paquetá (25 anos)
Atacantes: Antony (22 anos); Gabriel Jesus (25 anos); Gabriel Martinelli (21 anos); Neymar Jr. (30 anos); Pedro (25 anos); Raphinha (25 anos); Richarlison (25 anos); Rodrygo (21 anos); Vinicius Jr. (22 anos)

Desses 26 convocados, 16 deles farão sua estreia. São os casos de: Weverton, Alex Sandro, Alex Telles, Bremer, Éder Militão, Fabinho, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro, Martinelli, Vinícius Júnior, Rodrygo, Richarlison, Pedro, Antony e Raphinha.

Por outro lado, dez são remanescentes de outras Copas. São os casos de Alisson, Ederson, Danilo, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Casemiro, Fred, Gabriel Jesus e Neymar.

Nove nomes dessa lista de remanescentes representaram o Brasil há quatro anos, na Rússia. Dois deles, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Neymar, também atuaram na Copa de 2014, assim como Daniel Alves, que não jogou em 2018 por conta de lesão. Thiago e Daniel, por sua vez, defenderam as cores do Brasil em 2010, na África do Sul.

A estreia do Brasil, que faz parte do grupo G, será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, no estádio Lusail, às 16h (de Brasília). Quatro dias depois, os comandados de Tite enfrentarão a Suíça, no estádio 974, às 10h (de Brasília).

Por fim, o último compromisso da fase de grupos será diante de Camarões, em 2 de dezembro, às 16h (de Brasília), novamente no estádio Lusail.

Conteúdo Patrocinado