COI admite temor sobre pagamento de propina na escolha de Tóquio 2020 - Gazeta Esportiva
COI admite temor sobre pagamento de propina na escolha de Tóquio 2020

COI admite temor sobre pagamento de propina na escolha de Tóquio 2020

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/05/2016 às 15:14

São Paulo, SP

John Coates participa da organização dos Jogos de Tóquio (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
John Coates participa da organização dos Jogos de Tóquio (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)


John Coates, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, e um dos coordenadores da organização dos Jogos de Tóquio 2020, comentou as suspeitas de corrupção na escolha da capital do Japão como sede do evento. A cidade foi escolhida para receber a competição em setembro de 2013.

Leia mais:

Segundo o dirigente, tanto o COI, como também o governo do país asiático, estão preocupados com a situação, mas garantiu que tudo será esclarecido. "Compartilhamos com o governo japonês os temores em relação ao pagamento de propinas, mas está claro que não toleraremos qualquer situação relacionada à corrupção, assim como nas questões de doping", enfatizou o australiano.

Coates afirmou que entrou em contato com o presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda. O dirigente é, também, um dos líderes da organização dos Jogos de Tóquio. Segundo John, o asiático garantiu que colaborará com o que for necessário. "Takeda me garantiu que tem informações, e nós do COI estamos ansiosos pelos resultados da investigação", explicou o dirigente.

As suspeitas recaem sobre pagamentos feitos a Papa Diack, filho do ex-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Lamine Diack. Ambos já são suspeitos de corrupção em outros casos esportivos. A organização dos Jogos garante que o pagamento foi legal, tendo em vista um trabalho de consultoria de uma agência ligada a Papa.

Conteúdo Patrocinado