Escolha de Tóquio como sede dos Jogos está sob investigação, diz jornal - Gazeta Esportiva
Escolha de Tóquio como sede dos Jogos está sob investigação, diz jornal

Escolha de Tóquio como sede dos Jogos está sob investigação, diz jornal

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/05/2016 às 15:15

São Paulo, SP

Primeiro projeto do Estádio Olímpico de Tóquio (Foto: Divulgação)
Primeiro projeto do Estádio Olímpico de Tóquio (Foto: Divulgação)


Nesta quarta-feira, o jornal inglês The Guardian publicou que a corrida olímpica para eleger a sede dos Jogos de 2020 está sob investigação. A suspeita é de que a equipe que cuidava da candidatura de Tóquio, cidade eleita para receber o evento, teria enviado cerca de R$ 5 milhões (1,3 milhões de euros) para Papa Massata Diack.

Papa é filho de Lamine Diack, ex-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf), e ambos acusados de corrupção no esporte. Segundo o periódico, Papa Massata era influente no Comitê Olímpico Internacional em 2013, ano em que a capital japonesa foi escolhida para receber as Olimpíadas.

Além de Tóquio, também concorriam Madri e Istambul. As investigações estão sendo realizadas pela polícia francesa e acompanhadas de perto pelo próprio COI.

Para a porta-voz da Comissão Organizadora de Tóquio 2020, Hikariko Ono, a escolha da sede foi merecida: "A Comissão não tem meios de saber sobre estas alegações. Acreditamos que os Jogos foram atribuídos a Tóquio, porque a cidade apresentou a melhor oferta ".

Apesar da acusação, Tóquio segue firme na preparação para receber os Jogos. Em abril, a cidade japonesa divulgou os logos das Olimpíadas e das Paralimpíadas de 2020.

Conteúdo Patrocinado