Precisando de vitória, Portugal visita a Letônia pelas Eliminatórias - Gazeta Esportiva
Precisando de vitória, Portugal visita a Letônia pelas Eliminatórias

Precisando de vitória, Portugal visita a Letônia pelas Eliminatórias

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

09/06/2017 às 08:00 • Atualizado: 09/06/2017 às 08:10

Rio de Janeiro, RJ

De volta, Cristiano Ronaldo e Pepe querem ajudar Portugal a sair com a vitória (Foto: Jose Manuel Ribeiro/AFP)


A sexta rodada das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018 começa nesta sexta-feira com Portugal pressionado pela necessidade de um triunfo. O atual campeão da Eurocopa visita a Letônia pelo Grupo B, no Estádio Skonto, em Riga, na Letônia. Atualmente os lusitanos estão na segunda posição com 12 pontos, três a menos que a líder Suíça.

Apenas o primeiro colocado de cada chave garante vaga na Copa do Mundo e a Suíça visita as Ilhas Faroe, que tem cinco pontos e mesmo jogando em casa não deve causar transtornos, pois está virtualmente eliminada. A Letônia, com três pontos, também não almeja mais nada. Por isso mesmo que Fernando Santos, comandante da seleção portuguesa, acredita que o jogo tende a ser mais complicado.

"O fato de precisarmos ganhar e de o adversário, em casa, jogar como franco-atirador é algo que pesa contra a nossa equipe. Por isso mesmo temos que ter tranquilidade, valorizarmos a posse de bola e encontrarmos o melhor momento para ganharmos", disse Fernando Santos.

O treinador de Portugal terá o retorno do zagueiro Pepe e do atacante Cristiano Ronaldo, estrela da companhia, que não participaram do amistoso contra o Chipre, vencido pelos portugueses por 4 a 0, pois estavam disputando a final da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, que goleou a Juventus por 4 a 1 na decisão.

Ainda nesta sexta-feira, pelo Grupo A, a França, líder com 13 pontos, tem um jogo muito complicado diante da Suécia, segunda colocada com três pontos a menos, na Friends Arena, em Estocolmo, estádio que recebeu a final da Liga dos Campeões. Os franceses, que golearam o Paraguai por 5 a 0 em amistoso na semana passada, podem disparar na ponta da tabela de classificação, dando um passo grande para assegurarem a vaga.

Pelo Grupo A, quem vive um drama é a Holanda, que está na quarta posição com sete pontos e precisa, como mandante, superar o já eliminado Luxemburgo, que tem um ponto. Nesta chave, a terceira posição está com a Bulgária, que tem nove pontos e visita a Bielorrússia, que tem dois pontos.

A sexta-feira terá também partidas do Grupo H. Líder da chave, a Bélgica, que tem 13 pontos, visita a Estônia, vice-lanterna com quatro. Já a Bósnia, terceira colocada com 10 pontos, recebe A Grécia, vice-líder com 11, em confronto direto. Fechando os duelos, o Chipre, que esta em quarto com quatro pontos, mede forças com Gibraltar, que ainda não pontuou e ocupa a última posição.

Pelo regulamento, os primeiros colocados de cada uma das nove chaves avançam diretamente para a Copa do Mundo, se juntando ao time anfitrião, a seleção da Rússia. Já os oito melhores segundos colocados terão uma oportunidade extra na repescagem, quando serão divididas em quatro grupos de dois, que vão duelar no sistema de mata-mata.

Abaixo todos os confrontos programados para esta sexta-feira pelas Eliminatórias Europeias:

GRUPO A

15h45 Bielo-Rússia x Bulgária
15h45 Suécia x França
15h45 Holanda x Luxemburgo

GRUPO B

15h45 Andorra x Hungria
15h45 Letônia x Portugal
15h45 Ilhas Faroe x Suíça

GRUPO H

15h45 Gibraltar x Chipre
15h45 Estônia x Bélgica
15h45 Bósnia x Grécia

Conteúdo Patrocinado