Futebol/Copa do Mundo de futebol feminino

Relembre tudo da primeira fase da Copa do Mundo feminina

São Paulo , SP
21/06/2019 08:00:46 — 21/06/2019 08:30:32

Em: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Camarões, Chile, Copa do Mundo Feminina, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Futebol, Futebol Feminino, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Nigéria, Nova Zelândia, Suécia
A Seleção Brasileira venceu dois de seus três jogos na fase de grupos (Foto: Philippe Huguen/AFP)

A fase de grupos da Copa do Mundo de futebol feminino terminou nesta quinta-feira e definiu as 16 seleções classificadas para as oitavas de final. Mesmo sem os confrontos eliminatórios, a primeira fase trouxe muita emoção e momentos históricos.

Confira abaixo um resumo do que aconteceu na fase de grupos da Copa do Mundo e confira aqui a classificação completa.

Anfitriã França mostra sua força no Grupo A

Dona da casa, a França confirmou seu lugar entre as favoritas ao título na primeira fase. A seleção francesa venceu os três jogos que disputou contando, principalmente, com a habilidade de Renard. A zagueira marcou três gols na fase de grupos, dois na goleada por 4 a 0 contra a Coreia do Sul na abertura e o único gol da vitória sobre a Nigéria.

Quem também se classificou no Grupo A foi a Noruega. A campeã de 1995 venceu a Nigéria, perdeu para a França e venceu a Coreia do Sul, ficando na segunda posição com seis pontos. A terceira colocada Nigéria, dependia do resultado entre Chile e Tailândia e se deu bem, passando para as oitavas com três pontos, a lanterna Coreia do Sul foi eliminada.

Alemanha faz campanha perfeita no Grupo B

Uma das melhores equipes da primeira fase foi a Alemanha. Bicampeã em 2003 e 2007, a seleção alemã venceu seus três jogos, contra China, Espanha e África do Sul, e não sofreu um gol sequer, avançando na primeira posição com nove pontos conquistados.

Segunda e terceira colocadas respectivamente, Espanha e China também se classificaram para as oitavas de final. As duas seleções somaram quatro pontos e garantiram vaga na fase final ao empatar por 0 a 0 na última rodada. A África do Sul não pontuou e acabou na lanterna.

Brasil se classifica no Grupo C, o mais equilibrado

O Grupo C foi o mais equilibrado da primeira fase. Itália, Austrália e Brasil venceram dois jogos, somaram seis pontos e avançaram para a fase final, com a lanterna Jamaica sem pontuar. A decisão nos critérios de desempate desfavoreceu o Brasil, que acabou na terceira posição.

A Itália, que venceu Austrália e Jamaica, acabou na liderança do grupo pelo saldo de gols (5). A Austrália, que venceu Brasil e Jamaica, tem o mesmo saldo de gols que o Brasil (3), mas fica na vice-liderança por ter marcado mais gols (8 a 6). A Seleção Brasileira, que venceu Jamaica e Itália, ficou na terceira posição.

Inglaterra domina Grupo D e avança com Japão

Terceira colocada da última Copa do Mundo, a Inglaterra começou com o pé direito. A seleção inglesa venceu Escócia, Argentina e Japão e terminou a primeira fase na liderança do Grupo D ao somar nove pontos. O English Team sofreu apenas um gol, na vitória por 2 a 1 sobre a Escócia na estreia.

Vice-líder do Grupo com quatro pontos, o Japão também se classificou ao empatar com a Argentina e vencer a Escócia. Por outro lado, a Argentina, que acabou na terceira posição, foi eliminada pelos resultados desta quinta-feira. A Escócia somou apenas um ponto e ficou na lanterna.

Holanda e Canadá avançam no Grupo E

Uma das favoritas ao título, a Holanda fez campanha imponente na primeira fase, vencendo seus três jogos no Grupo E contra Nova Zelândia, Camarões e Canadá. A liderança da chave foi confirmada nesta quinta-feira, na última rodada, com a vitória sobre o Canadá.

A seleção canadense, inclusive, já estava classificada para a segunda fase e, com a derrota na última rodada para as holandesas, acabou ficando na vice-liderança. Na terceira posição, Camarões venceu a lanterna Nova Zelândia no último segundo e garantiu a vaga.

EUA fazem melhor campanha da primeira fase

Pelo Grupo F, os Estados Unidos fizeram jus ao favoritismo de véspera. A seleção norte-americana terminou a fase de grupos com a melhor campanha: três vitórias em três jogos, nove pontos e 18 gols de saldo. Além disso, os EUA fizeram história ao aplicar goleada de 13 a 0 na Tailândia, o placar mais elástico da história das Copas do Mundo.

A segunda colocada do grupo foi a Suécia, que acabou com seis pontos depois de vencer Chile e Tailândia. As principais emoções da chave, porém, ficaram por conta do Chile, que chegou perto da classificação na última rodada. A seleção chilena venceu a tailandesa por 2 a 0, mas precisava de vitória por três gols de diferença para avançar e foi eliminada.

Oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino

SÁBADO
12h30 Alemanha x Nigéria
16h00 Noruega x Austrália

DOMINGO
12h30 Inglaterra x Camarões
16h00 França x Brasil

SEGUNDA-FEIRA
13h00 Espanha x Estados Unidos
16h00 Suécia x Canadá

TERÇA-FEIRA
13h00 Itália x China
16h00 Holanda x Japão