Grupo F é o único sem finalistas da Liga dos Campeões - Gazeta Esportiva
Grupo F é o único sem finalistas da Liga dos Campeões

Grupo F é o único sem finalistas da Liga dos Campeões

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/09/2018 às 08:00 • Atualizado: 16/09/2018 às 11:17

São Paulo, SP

Arte: Gazeta Esportiva


Além de estarem todos no Grupo F da Liga dos Campeões, Manchester City, Shakhtar Donetsk, Lyon e Hoffenheim tem algo em comum: nenhum deles chegou a uma final da principal competição de clubes da Europa, fazendo do grupo F o único desta edição sem finalistas da Liga.

Apesar de ser um dos principais times do mundo e atual campeão inglês, o cabeça de chave Manchester City tem pouca tradição fora da Inglaterra. Esta será apenas a nona participação do time de Manchester na Liga dos Campeões, e sua melhor participação foi na temporada 2015-16, quando chegou às semifinais e perdeu para o Real Madrid, que seria campeão em seguida.




O Shakhtar Donetsk não coleciona campanhas memoráveis, mas participou de todas as edições da Liga dos Campeões desde 2000-01. Em sua melhor participação, o time ucraniano, com os brasileiros Douglas Costa, Willian, Jadson e Luiz Adriano, chegou às quartas de final e acabou eliminado pelo eventual campeão Barcelona pelo placar agregado de 6 a 1.

Gráfico: Valentina Breschi, Vincent Lefai, Maria-Cecilia Rezende/AFP


Assim como o Manchester City, o Lyon tem tradição bastante recente no futebol internacional. O clube francês disputou a Liga dos Campeões pela primeira vez em 1999-2000 e desde então é presença constante na competição. A melhor campanha do Lyon foi em 2009-10, quando chegou às semifinais antes de ser derrotado pelo eventual vice-campeão Bayern de Munique pelo placar agregado de 4 a 0.

O Hoffenheim é o novato do grupo. Terceiro colocado do último Campeonato Alemão, o clube está na fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez em 119 anos de história. Na temporada passada, o Hoffenheim disputou a terceira fase preliminar da competição, mas enfrentou justamente o Liverpool, que seria chegaria à final, e perdeu por 6 a 3 no placar agregado.

Além de ser o claro favorito para avançar, o Manchester City é um dos grandes candidatos ao título europeu e conta com um dos melhores elencos do futebol mundial, comandado por Pep Guardiola. Os outros três times, no entanto, prometem uma briga acirrada pela segunda vaga e podem até ameaçar City.

A disputa pelas duas vagas do Grupo F começa nesta quarta-feira. Às 13h55 (de Brasília), na Ucrânia, o Shakhtar Donetsk recebe o Hoffenheim, que fará sua estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões. Mais tarde, às 16 horas, o Manchester City recebe o Lyon na Inglaterra.

Veja também:


Grupo A é o único da Liga dos Campeões com quatro ex-finalistas


Tottenham é o único time do Grupo B sem título de Liga dos Campeões


Grupo C tem dois campeões da Liga: Liverpool e Estrela Vermelha


Porto é o único time do Grupo D com título da Liga dos Campeões


Grupo E da Liga dos Campeões soma 23 finais da competição

Grafico: Valentina Breschi, Vincent Lefai, Maria-Cecilia Rezende/AFP

Conteúdo Patrocinado