São Paulo, 24 de outubro – A Avenida Paulista, tradicional palco da Corrida Internacional de São Silvestre, já entrará no clima da centésima edição, a partir de hoje (24/10). Painéis com fotos históricas da Prova irão decorar um dos pontos turísticos da cidade, entre as esquinas da Rua Joaquim Eugênio de Lima e a Rua Augusta. A exposição ficará de hoje até o dia 20 de novembro.
Uma curadoria especial foi feita pela Organização da Prova (Fundação Cásper Líbero e Vega Sports) para celebrar essa edição histórica. Entre as fotos escolhidas para a exposição, está a reprodução da página do jornal Gazeta Ilustrada com o fundista brasileiro Alfredo Gomes, campeão da 1ª edição da Corrida de São Silvestre, disputada em 31 de dezembro de 1925.
Outro momento que será relembrado é a participação de Achie, índio da tribo Kraôs, em passos firmes na avenida Angélica durante a 40ª Corrida de São Silvestre, em 1964. A exposição ao ar livre traz também a histórica conquista de Carmem de Oliveira, tornando-se a primeira brasileira a ser campeã da Prova, em 1995.
Outros registros históricos são os da portuguesa Rosa Mota, recordista de vitórias por seis anos consecutivos, e do queniano Paul Tergat, cinco vezes campeão.
Estas e outras imagens inesquecíveis decoram o palco da Corrida de São Silvestre para que cada pessoa possa celebrar esta tradição da maior corrida de rua do Brasil e uma das mais importantes do mundo.