Tite explica escolhas por Daniel Alves e Gabriel Martinelli para a Copa do Catar - Gazeta Esportiva
Tite explica escolhas por Daniel Alves e Gabriel Martinelli para a Copa do Catar

Tite explica escolhas por Daniel Alves e Gabriel Martinelli para a Copa do Catar

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/11/2022 às 13:40 • Atualizado: 07/11/2022 às 19:50

São Paulo, SP

A lista dos 26 convocados para a Copa do Mundo do Catar teve duas surpresas, por assim dizer: as convocações do lateral direito Daniel Alves e do atacante Gabriel Martinelli. Por outro lado, Roberto Firmino, do Liverpool, ficou de fora.

Aos 39 anos, Daniel Alves será o jogador mais velho a defender a camisa da Seleção Brasileira em um Mundial. Atualmente no Pumas, o lateral não vem tendo uma sequência na equipe - seu último compromisso foi em 24 de setembro. Pelo clube mexicano, jogou em 12 oportunidades na Liga Apertura.

"O critério do Daniel Alves é o critério de todos, que ele premia qualidade, técnica individual, aspecto físico e mental, tal qual os outros, alguns com uma ou outra qualidade a mais", explicou brevemente o comandante do Brasil, que assumiu que um nome foi definido no último domingo, após o término de todos os jogos.

Já Martinelli recebeu sua terceira convocação da Seleção e estava no radar para entrar na lista, mas, de alguma forma, sua presença no "lugar" de Firmino pode ser considerada uma surpresa.

"A função do Gabriel Martinelli de externo, ponta, agressivo, tem sido um dos destaques do Arsenal, (que está) na primeira colocação da Premier League. É um jogador de lance individual, de transições em velocidade, que esteve conosco em duas convocações e vem mantendo esse alto nível", iniciou sobre o atacante dos Gunners.

"Nessa concorrência, a gente diz que os atletas concorrem em alto nível, ela poderia ter outros convocados e seria plenamente justo, e existem argumentos para outros que poderiam ser convocados, também é verdade. São escolhas de um atleta, que ele é, dentro das características da equipe, do modelo, nós precisamos de jogadores agudos e incisivos pelos lados. Foi assim que a equipe se montou, que se estruturou", complementou.

Martinelli soma 13 partidas na Premier League, todas como titular, com cinco gols marcados e duas assistências. Gabriel Jesus, seu parceiro de clube, também foi chamado por Tite.

Lista completa de convocados para a Copa do Catar (Foto: Divulgação)


Agora, a delegação se prepara para viajar a Turim, onde realizará o último período de treinamentos, no CT da Juventus, de 14 a 19 de novembro. Depois, os treinos acontecerão em Doha, dos dias 20 a 23.

A estreia do Brasil, que faz parte do grupo G, será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, no estádio Lusail, às 16h (de Brasília). Quatro dias depois, os comandados de Tite enfrentarão a Suíça, no estádio 974, às 10h (de Brasília).

Por fim, o último compromisso da fase de grupos será diante de Camarões, em 2 de dezembro, às 16h (de Brasília), novamente no estádio Lusail.

Tite está no comando da Seleção desde agosto de 2016 e já disputou 76 jogos, com 57 vitórias, 18 empates e 5 derrotas, em aproveitamento de 81,14%. Na Copa da Rússia, em 2018, o Brasil foi eliminado pela Bélgica, nas quartas de final.


Conteúdo Patrocinado