Federação Internacional de Natação muda de nome para World Aquatics - Gazeta Esportiva
Federação Internacional de Natação muda de nome para World Aquatics

Federação Internacional de Natação muda de nome para World Aquatics

Gazeta Esportiva

Por AFP

12/12/2022 às 11:38

São Paulo, SP

A Federação Internacional de Natação (Fina) decidiu nesta segunda-feira, por votação em um congresso extraordinário em Melbourne (Austrália), passar a se chamar "World Aquatics". A mudança ocorreu depois de 114 anos e o argumento principal é que a maioria das pessoas desconhecia o que significava o nome

Segundo a federação, a troca tem como objetivo simbolizar a inclusão de todas as modalidades aquáticas e não só a natação.

"Hoje em dia, os nadadores são uma parte importante da nossa família Fina. Precisamos de um nome que reflita toda a família Fina", disse o presidente da organização, Husain Al-Musallam.

"Mais de 70% dos atletas consultados disseram que queriam que mudássemos o nome da Fina. Muitos deles nem sabiam o que significavam as letras da Fina", explicou.



A nova identidade visual da World Aquatics será revelada nos primeiros eventos de 2023, com a missão de fazer da natação "um estilo de vida, para incluir o desenvolvimento sustentável e a defesa do meio ambiente e do bem-estar", acrescentou Al-Musallam.

Os diretores da Fina também votaram a favor da criação de uma unidade de integridade aquática independente que entrará em funcionamento no dia 1 de janeiro. Além disso, será aumentada a representação das mulheres na organização, principalmente em seu comitê, para 38%.

"Este é um passo importante e significativo. Com certeza, ainda há trabalho a fazer. Nosso objetivo deve ser uma divisão 50/50. "A votação de hoje nos aproxima desse objetivo", concluiu Al-Musallam.

Conteúdo Patrocinado