São Paulo vence Puerto Cabello no Morumbi e ameniza pressão sobre Rogério Ceni - Gazeta Esportiva
São Paulo vence Puerto Cabello no Morumbi e ameniza pressão sobre Rogério Ceni

São Paulo vence Puerto Cabello no Morumbi e ameniza pressão sobre Rogério Ceni

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio

18/04/2023 às 23:22 • Atualizado: 18/04/2023 às 23:51

São Paulo, SP

O São Paulo suou, mas venceu a Academia Puerto Cabello, da Venezuela, por 2 a 0, na chuvosa noite desta terça-feira, no Morumbi, pela segunda rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana, graças aos gols de Marcos Paulo e Michel Araújo, já nos minutos finais da partida. Com o resultado, o técnico Rogério Ceni pode respirar mais aliviado após dias difíceis, em que muitos torcedores vêm pedindo sua demissão, inclusive a Independente, principal organizada do clube.

Ironicamente, quem abriu caminho para a vitória do São Paulo foi justamente um atleta com quem Rogério Ceni teve um atrito recente: Marcos Paulo. O meia-atacante entrou na reta final do jogo na vaga de Caio Paulista, mas aproveitou bem o pouco tempo que teve dentro de campo.

O São Paulo volta a entrar em campo no sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o América-MG, no Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso na Copa Sul-Americana acontece no dia 2 de maio, contra o Tolima, da Colômbia, fora de casa.



Domínio do São Paulo, mas sem pontaria


O São Paulo não teve dificuldades para dominar o primeiro tempo contra a  Academia Puerto Cabello, mas faltou pontaria para que a equipe pudesse abrir o placar. Logo aos cinco minutos o Tricolor chegou com perigo pela primeira vez. Nestor recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro para Luciano completar de letra, para fora.

Mais tarde foi a vez de Pablo Maia receber passe de Alisson, ajeitar e soltar a pancada de fora da área, mas também mandou para fora. Quando não faltava pontaria, o goleiro da Academia Puerto Cabello fazia sua parte. Aos 19, após tabela entre Luciano e Nestor pelo meio, Juan recebeu em profundidade e ajeitou para Caio Paulista chegar batendo cruzado, vendo Luis Romero defender sem dar rebote.

Aos 29 minutos, o São Paulo teve sua melhor chance no primeiro tempo. Nestor deu passe açucarado para Michel Araújo, que, livre da marcação, ajeitou dentro da área e bateu cruzado, mas a bola desviou na defesa adversária e saiu pela linha de fundo.

A Academia Puerto Cabello respondeu pouco depois com Ladera, que recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu cruzado, exigindo grande defesa de Rafael. No rebote, Perez completou de primeira, mas o goleiro são-paulino mostrou que estava ligado, reagindo rapidamente para fazer outra excelente intervenção.

Antes do intervalo, o São Paulo ainda teve mais duas oportunidades para abrir o placar. Uma com Pablo Maia batendo de fora da área, mandando sobre o travessão, e outra com Luciano, que chegou finalizando de primeira, buscando o canto do goleiro, mas também errou a mira.

Ceni aciona Calleri, e São Paulo melhora


O São Paulo voltou para o segundo tempo com uma alteração. O técnico Rogério Ceni decidiu promover a entrada de Calleri na vaga do garoto Juan. O argentino não começou jogando pelo fato de ter sido titular nos últimos dois jogos, mesmo voltando de uma lesão no tornozelo direito.

E foi exatamente Calleri quem levou perigo à meta da Academia Puerto Cabello pela primeira vez no segundo tempo. Alisson recebeu de Caio Paulista na esquerda, chegou na linha de fundo e cruzou na medida para o argentino completar de cabeça, vendo Luis Romero fazer grande defesa.

Pouco depois foi a vez de Michel Araújo chegar na linha de fundo pela direita e cruzar à meia altura. A defesa da Academia Puerto Cabello tentou afastar, sem sucesso, vendo a bola sobrar para Alisson, que chegou batendo de primeira, dentro da área, mas não pegou em cheio na bola, vendo o goleiro rival fazer a defesa sem dar rebote.

Aos 17 minutos, mais uma boa oportunidade protagonizada por Calleri. Wellington Rato ganhou no corpo e arrancou pela esquerda. A bola sobrou para Nestor, que cruzou na cabeça do argentino, mas ele arrematou sobre o travessão.

Bola teima a entrar


Já na reta final da partida, o São Paulo tentou arrancar o gol da vitória de todas as formas. Aos 30, por muito pouco não conseguiu. Wellington Rato chegou na linha de fundo e cruzou para trás, encontrando Beraldo, que completou de primeira, mas carimbou o travessão, levando as mãos à cabeça.

Pouco depois, foi a vez de Wellington Rato cobrar falta de longa distância, por cima da barreira, mas viu o goleiro fazer a defesa em dois tempos.

Marcos Paulo decide, Michel Araújo amplia


Quis o destino que quem decidisse o jogo fosse justamente o atleta com quem Rogério Ceni teve um atrito recente. Marcos Paulo, acionado na reta final da partida na vaga de Caio Paulista, recebeu de Calleri, que recebeu dentro da área e ajeitou para o meia-atacante chegar batendo de primeira, sem chances para Luis Romero, que teve de se conformar com a derrota nos últimos minutos da partida.

Mal deu tempo de a torcida são-paulina comemorar o primeiro gol e veio o segundo. Michel Araújo recebeu ótimo passe de Rodrigo Nestor, invadiu a área e tocou na saída do goleiro, marcando, assim como Marcos Paulo, seu primeiro gol pelo Tricolor e sacramentando o triunfo no Morumbi.



FICHA TÉCNICASÃO PAULO 2 X 0 ACADEMIA PUERTO CABELLO (VEN)


Local: estádio do Morumbi, em São PauloData: 18 de abril de 2023, terça-feiraHorário: 21h30 (de Brasília)Árbitro: Ivo Mendez (Bolívia)Assistentes: Edwar Saavedra (Bolívia) e Juan Montaño (Bolívia)VAR: Roberto Sanchez (Equador)
Público: 16.827 torcedores
Renda: R$ 485.825,00


Gol: Marcos Paulo, aos 41 do 2ºT, Michel Araújo, aos 43 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: 
Rodrigo Nestor (São Paulo)

SÃO PAULO: Rafael; Raí Ramos, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista (Marcos Paulo); Pablo Maia, Nestor, Michel Araújo e Alisson (Wellington Rato); Luciano (Patryck) e Juan (Calleri).Técnico: Rogério Ceni.


ACADEMIA PUERTO CABELLO: Luis Romero; Rivero, Peraza, De La Hoz (Cáceres) e Diego Osio; Cedeño, Iliya (Colina) e Figueroa (Stephens); Pérez, Lugo (Guerrero) e Hernández (Ayine). Técnico: Noel Sanvicente.

Conteúdo Patrocinado