São Paulo lamenta falecimento de Eder Jofre, lenda do boxe brasileiro - Gazeta Esportiva
São Paulo lamenta falecimento de Eder Jofre, lenda do boxe brasileiro

São Paulo lamenta falecimento de Eder Jofre, lenda do boxe brasileiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/10/2022 às 10:15 • Atualizado: 02/10/2022 às 10:16

São Paulo, SP

O São Paulo se manifestou na manhã deste domingo e lamentou o falecimento do ex-pugilista Eder Jofre, lenda do boxe brasileiro. O ex-atleta estava internado desde março em São Paulo por conta de uma pneumonia, e morreu em decorrência da doença.

Em comunicado, o Tricolor Paulista prestou condolências aos familiares de Jofre e relembrou grandes momentos da carreira do ex-atleta.

"O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento do campeão Eder Jofre na madrugada deste domingo, 2 de outubro, em Embu das Artes", publicou o clube.



"O São Paulo se solidariza com família, amigos e fãs do pugilismo, em geral, neste momento de dor", completou.

Conhecido como Galo de Ouro, Jofre é considerado um dos maiores boxeadores da história do esporte. Em sua carreira, foram 81 lutas, 75 vitórias, 50 nocautes, quatro empates e duas derrotas. Além disso, ele foi tricampeão mundial e entrou para o Hall da Fama da Costa Oeste do Estados Unidos.

Ele iniciou sua carreira pelo São Paulo, onde teve como técnico seu pai, Kid Jofre, e conquistou os primeiros campeonatos paulista e brasileiro que disputou.



Confira abaixo, na íntegra, a nota de pesar emitida pelo São Paulo:


"O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento do campeão Eder Jofre na madrugada deste domingo, 2 de outubro, em Embu das Artes (SP), em decorrência de pneumonia.

O galinho de ouro Eder Jofre é o maior nome do boxe brasileiro. Detentor de três cinturões mundiais, foi campeão mundial pela Associação Mundial de Boxe – AMB na categoria peso galo em 1960, campeão unificado pela AMB e pela União Europeia de Boxe – UEB em 1962 e, por fim, como competidor peso pena faturou mais um título mundial pelo Conselho Mundial de Boxe – CMB em 1973.

Foi condecorado como o melhor peso galo de todos os tempos do CMB em 1983 e foi indicado ao Hall da Fama do boxe da IBHOF em 1992, e ao Hall da Fama da WCBHOF em 2021, além de eleito o nono melhor pugilista dos últimos 50 anos pela Revista norte-Americana 'The Ring'.

Ao fim da carreira, o cartel de Eder Jofre apresentava incríveis 50 nocautes, 72 vitórias, quatro empates e somente duas derrotas: as duas nas controversas lutas contra o japonês Fighting Harada.

Aposentado do ringue, Eder Jofre foi professor da modalidade por anos e foi vereador da cidade de São Paulo, com mandatos de 1982 a 2000, tendo aprovado muitas leis relacionadas com saúde e educação.

O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família, amigos e fãs do pugilismo, em geral, neste momento de dor".

Conteúdo Patrocinado