Ex-pugilista Eder Jofre morre aos 86 anos - Gazeta Esportiva
Ex-pugilista Eder Jofre morre aos 86 anos

Ex-pugilista Eder Jofre morre aos 86 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/10/2022 às 09:28 • Atualizado: 02/10/2022 às 10:08

São Paulo, SP

A lenda do boxe brasileiro, Eder Jofre faleceu na madrugada deste domingo, aos 86 anos. A informação foi confirmada por sua filha, Andrea Jofre, em seu perfil oficial do Instagram. O ex-pugilista estava internado desde março em São Paulo por conta de uma pneumonia, e morreu em decorrência da doença. Além disso, ele sofria de uma encefalopatia traumática crônica.

Eder Jofre, também conhecido como Galo de Ouro, é considerado um dos maiores boxeadores da história do esporte. Em sua carreira, foram 81 lutas, 75 vitórias, 50 nocautes, quatro empates e duas derrotas.




Nascido em 26 de março de 1936, Jofre foi campeão mundial do peso galo em 1960 e 1962. Em 1973, ele ainda conquistou o título mundial do peso pena, uma categoria acima.

Desta forma, foi o primeiro brasileiro a deter um cinturão de nível máximo do boxe. Em 2021, seus feitos foram reconhecidos quando o ex-atleta entrou para o Hall da Fama da Costa Oeste dos Estados Unidos. Ele já fazia parte do Hall da Fama de Nova Iorque, no qual entrou em 1992, sendo o único brasileiro imortalizado nas duas categorias.

Eder Jofre iniciou sua carreira como boxeador no São Paulo. Pelo clube, ele teve como técnico seu pai, Kid Jofre, e conquistou os primeiros campeonatos paulista e brasileiro que disputou. Aposentado dos ringues, ele foi professor da modalidade por anos e vereador da cidade de São Paulo, com mandatos de 1982 a 2000.

Pioneirismo de Eder Jofre


Um dos pioneiros no boxe brasileiro, o Galo de Ouro inspirou gerações no esporte e gerou comentários de admiração pela sua contribuição, como demonstrou o medalhista olímpico Servílio de Oliveira, citando Eder Jofre como sua principal influência.

"Estar aqui é um momento especial, porque o Eder Jofre é uma pessoa especial. Ele influenciou muitos jovens, assim como eu fui influenciado por ele. Eu o acompanho desde quando ele foi campeão do mundo, no dia 18 de novembro de 1960. E eu tive a grata oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em 1962, no Ginásio do Ibirapuera. Cheguei a treinar com ele e sempre ficava prestando atenção nas movimentações dele, como ele fazia, como aplicava o golpe. Então sempre me espelhei nele", afirmou o pugilista.




O legado do lutador permanece para sempre, e isto é algo que o homenageado já tem em sua história, como confirma Servílio de Oliveira.

"O Eder Jofre é o melhor lutador da história do Brasil, sem discussão. Não há parâmetro. Aquele que discordar estará totalmente equivocado. É o melhor lutador que o Brasil já teve e um dos melhores do mundo", finalizou.

Conteúdo Patrocinado