São Paulo envia ofício à CBF protestando contra limite de estrangeiros - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
São Paulo envia ofício à CBF protestando contra limite de estrangeiros

São Paulo envia ofício à CBF protestando contra limite de estrangeiros

Gazeta Esportiva

Por Marcelo Baseggio

26/01/2023 às 18:02

São Paulo, SP

O São Paulo enviou ofício à CBF protestando contra o limite de estrangeiros nas competições nacionais. Com oito atletas nascidos fora do Brasil em seu elenco, o Tricolor vem sendo obrigado a abrir mão de parte deles a cada partida, já que pode relacionar apenas cinco. A informação foi publicada pela ESPN e confirmada pela Gazeta Esportiva.

A única competição em que o técnico Rogério Ceni poderá relacionar todos os seus jogadores estrangeiros é a Copa Sul-Americana, que começará apenas em abril. Até lá, o treinador são-paulino terá de administrar essa questão internamente.

A diretoria são-paulina teve de recorrer a contratações de jogadores estrangeiros para remontar seu elenco por não ter um grande orçamento para investir em reforços. Há um consenso no clube de que atletas brasileiros custam mais que outros de nível técnico semelhante, mas nascidos fora do País.




O São Paulo também acredita que mais atletas estrangeiros podem valorizar o produto “futebol brasileiro”, atraindo olhares, sobretudo, da América Latina, de onde a maioria deles vêm. Por consequência, a oportunidade de novos patrocínios e receitas também aumentam.

Vale lembrar que não há limite de estrangeiros nas principais ligas do mundo, como o Campeonato Inglês e o Campeonato Espanhol. Atualmente, com o futebol cada vez mais globalizado, o São Paulo defende a extinção dessa regra não só para benefício próprio, mas para todos os clubes do País, que nos últimos anos passaram a contratar um número maior de “gringos’ para seu elenco.

Veja mais: Marcos Paulo é o reforço menos utilizado por Ceni neste início de ano

Resta saber se a entidade que regula o futebol brasileiro atenderá o pedido do São Paulo. Como o Campeonato Paulista já começou, é pouco provável que haja alguma alteração no curto prazo em relação ao limite de estrangeiros. As competições nacionais, entretanto, só iniciarão em algumas semanas – Copa do Brasil será disputada a partir de 22 de fevereiro e Campeonato Brasileiro (Série A) será disputado a partir de 15 de abril.

Conteúdo Patrocinado