Diretor do São Paulo diz que Cuca inventou problema na iluminação para justificar empate - Gazeta Esportiva
Diretor do São Paulo diz que Cuca inventou problema na iluminação para justificar empate

Diretor do São Paulo diz que Cuca inventou problema na iluminação para justificar empate

Gazeta Esportiva

Por Pedro Nascimento*

15/07/2019 às 17:59 • Atualizado: 15/07/2019 às 18:23

São Paulo, SP

A nova iluminação do estádio do Morumbi foi alvo de críticas de Cuca. Na entrevista coletiva após o Choque Rei no último sábado, o treinador disse que Tiago Volpi foi atrapalhado pela luminosidade no lance do gol de empate do Palmeiras. Em entrevista à Gazeta Esportiva, o diretor-executivo de infraestrutura do Morumbi, Eduardo Rebouças, rebateu as declarações sobre os novos refletores e ainda afirmou que Cuca inventou um problema para justificar o resultado da partida.

“Assiste com muito critério o Volpi olhando para a bola. Aí você me diz qual é a intenção do Cuca. O cara para dar desculpa que o time empatou inventa outro problema”, disparou o diretor.

Nova iluminação foi alvo de críticas de Cuca (Foto :Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Eduardo ressaltou que o novo sistema de iluminação, produzido pela empresa holandesa Philips, não recebeu críticas de nenhum jogador ou membro de comissão técnica do São Paulo e das seleções que jogaram no Morumbi pela Copa América.

“Não tem como mudar isso e vai ser assim em todos os estádios que tiverem esse tipo de refletor. Eu conversei com o pessoal da Phillips, que é especialista do assunto no mundo. Vieram jogar seis seleções aqui na Copa América e ninguém reclamou da iluminação, passou batido. O São Paulo já joga aqui há três meses, passou batido. Em um determinado momento a culpa é da iluminação?", questionou o executivo.

A potência dos novos refletores é de 3.000 lux (unidade de iluminamento), enquanto os antigos eram de 700. O diretor de infraestrutura admite que a luminosidade atrapalha em um primeiro momento, porém destaca que os goleiros precisam se adaptar.

“Realmente, em um escanteio se você olha para cima, fica cego. Agora, você tem que aprender o timing, ele sabe que tem uma hora que dá para abaixar a cabeça e enxergar normalmente", ressaltou o diretor.




Para efeito de comparação, a iluminação da Arena Corinthians tem potência de 5.000 lux, de acordo com o projeto apresentado pela Osram, empresa responsável por soluções luminotécnicas. Enquanto isso, o Allianz Parque tem refletores com potência de 2.100 lux no plano vertical e 2.800 lux no plano horizontal.

Eduardo garante que o clube está procurando alternativas para que a luminosidade não atrapalhe diretamente o jogo, porém não acredita que exista alguma solução.

“Nós estamos tentando ver no que é possível melhorar. Pela minha experiência, acho muito pouco provável que consigamos fazer alguma coisa”, concluiu o executivo.



Especial para a Gazeta Esportiva*

Conteúdo Patrocinado