Futebol

Zeca alega atrasos e aciona a justiça para deixar o Santos imediatamente

Tiago Salazar e Vitor Anjos - Santos , SP
26/10/2017 22:52:06 — 27/10/2017 01:24:50

Em: Bastidores, Brasileiro Série A, Futebol, Mercado da bola, Notícias, Santos

Zeca não deve mais jogar pelo Santos. Na tarde da última quarta-feira, por meio de seu advogado, o lateral esquerdo entrou com pedido de rescisão contratual na Justiça do Trabalho alegando falta de pagamentos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de 2014 e 2015, e usou também as agressões sofridas no aeroporto de Congonhas, na última sexta, para reforçar seu plano de sair do clube imediatamente. O pedido de liminar foi negado e uma audiência está marcada para abril do ano que vem.

Após a folga dupla do elenco, Zeca não apareceu para treinar na última quarta com o argumento de que precisava resolver questões particulares no Paraná, sua terra natal. Porém, o camisa 37 também faltou nesta quinta e não deu justificativas.

Zeca virou alvo da torcida após retrucar as críticas ao seu desempenho pelo Santos (Foto: Ivan Storti/SFC)

Durante a tarde, a Gazeta Esportiva entrou em contato com o presidente Modesto Roma Júnior, que se mostrou surpreso e garantiu que não sabia de nada. Há pouco, durante a noite, a história mudou. O clube foi notificado oficialmente e o mandatário confirmou os fatos.

Também procurada pela reportagem, a assessoria do jogador, que manteve contato com a OTB, empresa que gerencia a carreira do lateral, emitiu um comunicado oficial (veja abaixo, na íntegra) já no início da madrugada dessa sexta, em que admite a decisão de Zeca em procurar a Justiça para se desligar do Santos principalmente por causa da agressão física que o atleta sofrera e pelas constantes ameaças via redes sociais.

Internamente, os santistas estão ‘tranquilos’, pois acreditam que o lateral não deve ter êxito com a ação na Justiça por falta de embasamento. Segundo os dirigentes, desde que o Peixe aderiu ao Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro), os depósitos do FGTS começaram a ser parcelados e os pagamentos deixaram de acontecer de forma individualizada. Sendo assim, o lateral receberia a quantia assim que deixasse o Peixe. O clube acredita que a ação será julgada improcedente.

Se o lateral não se reapresentar nos próximos dias, o Peixe pode solicitar a rescisão indireta do contrato por justa causa. Mesmo assim, os santistas já não contam mais com o futebol do camisa 37.

Zeca foi revelado pelas categorias de base do Peixe em 2014, já fez 141 jogos pela equipe profissional, marcou quatro gols e tem contrato com vencimento em dezembro de 2020. A multa rescisória é de 50 milhões de euros.

O clima entre Zeca e a torcida santista já era dos piores. Tudo porque o jogador acabou fazendo uma postagem em uma rede social em que rebatia os críticos. Após o empate com o Sport na Ilha do Retiro, a Vila Belmiro foi pichada em protesto que teve Zeca como um dos principais alvos. E, no retorno da delegação alvinegra a São Paulo depois no jogo no Recife, o lateral acabou levando um tapa no aeroporto.

Confira a nota oficial divulgada pela assessoria de Zeca:

Não é de hoje que Zeca vem atuando pelo Santos sem que o clube cumpra com o que lhe foi prometido. Pela lei, há um mês o jogador já poderia ter deixado de participar das partidas, mas isso jamais passou pela sua cabeça, mesmo quando se iniciou a perseguição por parte da torcida contra ele. Seus colegas de grupo e comandantes da comissão técnica são testemunhas do comprometimento, seriedade e dedicação do atleta, sempre disposto a ajudar e contribuir no objetivo comum de trazer alegrias à torcida.

Apesar de os compromissos do Santos estarem em atraso, Zeca sempre cumpriu, e vem cumprindo, fielmente, todas as suas obrigações. Relembrando que, pela lei, repita-se, ele já poderia ter se recusado a competir há algum tempo.

Ultimamente, porém, a situação se tornou insustentável. Até o presente momento, Zeca vinha aguentando xingamentos e pressões externas, fatos que, infelizmente, acontecem com muitos jogadores de futebol. Nos últimos dias, entretanto, a situação se agravou e ele passou a ser constantemente ameaçado em suas redes sociais, chegando ao cúmulo de ter sido, covardemente, agredido fisicamente no retorno da delegação de Recife a São Paulo, após ao jogo contra o Sport. As imagens e os relatos falam por si só e estão disponíveis para quem quiser ver.

Zeca sabe que escolheu uma profissão sujeita à pressão, contudo, tudo tem limite e o dele foi atingido. Para se ter ideia, ao ver as imagens da agressão pela televisão, sua mãe ligou chorando, temendo pela saúde do filho. Antes de analisar o jogador de futebol, é preciso enxergar o lado do ser humano. E ninguém tem tranquilidade para trabalhar com as ameaças que o atleta vem sofrendo diariamente.

Hoje, o jogador teme por sua integridade física, não está com cabeça para treinar e, por isso, viajou ao interior para amparar sua mãe e familiares, que se encontram extremamente abalados com a situação.

Sendo assim, Zeca resolveu procurar seus direitos na Justiça e está seguro de sua decisão.

O jogador deixa um forte abraço aos irmãos do elenco santista (sua segunda família), aos comandantes da comissão técnica e aos torcedores que incentivam quando têm que incentivar, cobram quando têm que cobrar, vaiam quando entendem que o atleta merece, mas não partem para agressões covardes e ameaças repugnantes.




  • DETONADOR DA VILA

    E pelos GESTOS OBSCENOS AO GRANDE PÚBLICO BRASILEIRO,A TORCIDA SANTISTA ATINGIDA PELA OFENSA, IRÁ ACIONA-LO NA JUSTIÇA COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO IGUAL OU MAIOR QUE O VALOR DO SEU PASSE, OU SEJA, NO MONTANTE DE $.50 MILHÕES DE EUROS! -Adeus ex-atleta, seu destino é a cadeia! A sua paga tem hora,lugar pra ser acertado! FORA DA VILA!

  • Daniel Azevedo

    VEM PRO VERDÃO QUE VC JOGA COM TRANQUILIDADE, SALÁRIO EM DIA, CENTRO DE EXCELÊNCIA E SAI DESSE PINICO CHAMADO VILA BELMIRO.

    • Gentefina

      Vcs gostam né, quando ele mostra o dedo pra vcs, tb só tem putha e vhiado nessa torcida

    • Antonio Carlos Sanches Valenti

      Também acho que deve ir para o PalBBeiras, pois o futebol por ele praticado no momento é bem de serie “B”.

    • rafa rafapo

      Respeito com o Campeão Mundial seus Kbação de Mundial time de 2° divisão

  • João Carlos Sartory de Araujo

    Ótimo!!! Ainda bem que o Cajú não foi para a França . Agora quem sabe vão dar chance pro menino jogar. É muito melhor que o Zeca .

    • Léizinho

      Concordo João, bem melhor, só precisa de sequência…

  • Luiz Carlos

    Já vai tarde Zeca. E veja bem, como santista não me sinto ofendido por suas postagens, me sinto ofendido pelo seu péssimo futebol. Um cara que atua na lateral ESQUERDA até hoje não aprendeu a usar o PÉ ESQUERDO só pode ser um pereba. Nunca entendi o porque da torcida do Santos te dar tanta moral, afinal você não chega NUNCA na linha de fundo, não da um passe sequer para gol, marca muito mal, toma bola nas costas direto, não consegue fazer um cruzamento de pé esquerdo, só faz número em campo, é atabalhoado e etc. Com toda sinceridade do mundo: JÁ VAI TARDE, MUITO TARDE.

  • Jony Begood

    Com certeza tem dedo de empresário por tras disso. Faz o cara entrar na justiça, fica livre e aí negocia com outro clube e fica com todo o dinheiro. E o clube que o formou, fica a ver navios? Por isso que não tenho idolos no futebol, torço para o meu time e pronto, o jogador é profissional e muitas vezes tem um caráter duvidoso, o que manda éno dinheiro.

  • alvesarg

    Zeca vem pro Soberano que minguem Bate só incentiva, olha só a situação nossa e nenhum jogador foi agredido e nem deve ser agredido, cobrado sim, talvez xingado mais depois do jogo! #vezecaprosoberano

    • maruko_da_vila

      mas não pode bater nas meninas, se bater é aí que elas não jogam nada mesmo e o zeca nem apnhou, foi um ‘carinho’ um pouco mais forte, teve técnico que se deu mal e pior com braço detonado pelo povo da vila, zeca pode ir, nem precisa pagar muito, não anda jogando grande coisa mesmo, aliás na vila fora o lucas verissimo, vanderlei e bruno henrique o povo tá devagar.

  • Aloisio Silva

    Uma atitude de demonstra claramente toda falta de maturidade e profissionalismo desse jogador. Uma atitude dessa na reta final do campeonato revela a falta de carater ( uma laranja podre que deve ficar longe do elenco) porem deveria ser forçado a cumprir o contrato na integra ( treinando sozinho ).

    Tambem revela mais uma vez o amadorismo da atual diretoria do Santos… Ainda bem que falta pouco tempo para esse pessoal cair fora…

  • jcpai

    Tudo isso é uma campanha para tirar pontos do Santos e prejudicar o time nessa reta final, mas, acho que o Santos tem um grupo de jogadores que tem vergonha na cara, nessa hora tem que ser homem, e ter raça e, chegou a hora de botar a cara pra bater.

  • WALDIR

    MASCARADO !!! NÃO TÁ JOGANDO NADA ! VAI TARDE !

  • SFC – O Maior entre os maiores

    Manobra de empresário ! cuidado diretoria amadora ! eles entram na justiça alegando um milhão de coisas… sabe como é né ? quando o empregado entra na lei ele não sai de mãos vazias… sempre leva algum consigo. Então fiquem alertas pra não perder o atleta de graça para um rival.

    quanto ao futebol (?) do zeca, ele não é nenhum craque, mas é um bom jogador em má fase… só isso. é uma pena que vai sair pela porta dos fundos como outros num passado recente ! o Orinho, Jean Mota e o Caju são melhores do que ele neste momento.

  • Antonio Carlos Sanches Valenti

    Se comprovado o atraso que vá embora, se não, que fique treinando separado até aparecer aguém para comprar.

×
Quer receber notícias do Santos?