Santos conquista Troféu Fair Play; Botafogo-SP é o mais indisciplinado - Gazeta Esportiva
Santos conquista Troféu Fair Play; Botafogo-SP é o mais indisciplinado

Santos conquista Troféu Fair Play; Botafogo-SP é o mais indisciplinado

Gazeta Esportiva

Por Helder Júnior

03/04/2017 às 17:23 • Atualizado: 04/04/2017 às 16:39

São Paulo, SP

Campeões da disciplina, santistas só têm usado da violência, brincando, nos treinos (foto: Ivan Storti/Santos FC)


Atual bicampeão paulista, o Santos já assegurou a conquista de uma taça na atual edição do torneio estadual. O time dirigido por Dorival Júnior foi anunciado como o vencedor do Troféu Fair Play, premiação oferecida pelo Panathlon Club São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 1995.

Para determinar o campeão estadual da disciplina, foi estabelecido um sistema em que é descontado um ponto do clube para cada cartão amarelo recebido na fase de grupos e três no caso de expulsão. O Santos teve 21 pontos perdidos, logo à frente do Red Bull Brasil, com 23.

Fundador do Panathlon Brasil e membro de honra do Panathlon Internacional, o jornalista Henrique Nicolini fez questão de lembrar que a conquista santista justifica um slogan do clube – campeão da técnica e da disciplina. "A vitória do Santos é uma revivescência da sua história", destacou.

Por outro lado, a equipe mais indisciplinada da competição foi o Botafogo-SP, rival do Corinthians nas quartas de final, acumulando 38 pontos perdidos. Dois grandes clubes, o Palmeiras (34) e o São Paulo (36), também figuraram na parte inferior da tabela do Troféu Fair Play.

Já o Corinthians, que havia conquistado a premiação no ano passado (e também em 2013, 2010 e 2011), apareceu na quarta posição da relação divulgada pelo Panathlon, com 27 pontos perdidos. Entre os grandes, o time do técnico Fábio Carille foi o único que não levou nem um cartão vermelho sequer na primeira fase.

O Santos receberá o Troféu Fair Play no mês de maio, em data a ser definida, em evento que o Panathlon Club São Paulo promoverá no Clube Esperia, na capital paulista.

Confira a classificação do Troféu Fair Play:

1º - Santos – 21 pontos perdidos
2º - Red Bull Brasil – 23 pontos perdidos
3º - Grêmio Osasco Audax – 26 pontos perdidos
4º - Corinthians, Ituano e Santo André – 27 pontos perdidos cada
7º - São Bento – 28 pontos perdidos
8º - São Bernardo – 30 pontos perdidos
9º - Linense – 31 pontos perdidos
10º - Ferroviária – 32 pontos perdidos
11º - Ponte Preta – 33 pontos perdidos
12º - Novorizontino e Palmeiras – 34 pontos perdidos
14º - Mirassol e São Paulo – 36 pontos perdidos
16º - Botafogo-SP – 38 pontos perdidos

Conteúdo Patrocinado