Em alta, defesa do Santos se encontra com ataque inoperante do Rio Claro - Gazeta Esportiva
Em alta, defesa do Santos se encontra com ataque inoperante do Rio Claro

Em alta, defesa do Santos se encontra com ataque inoperante do Rio Claro

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/03/2016 às 08:30

São Paulo, SP

Dorival Júnior tem aprovado o desempenho dos zagueiros santistas nesse ano (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Dorival Júnior tem aprovado o desempenho dos zagueiros santistas nesse ano (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


A defesa do Santos está em alta com o técnico Dorival Júnior. A equipe não sofreu gols nos últimos três jogos e tem recebido elogios por conta da disposição em priorizar o setor defensivo. No jogo desse domingo, contra o Rio Claro, fora de casa, o Peixe tem tudo para ampliar essa marca. Isso porque o ataque do rival é um dos mais inoperantes entre todos os times do Campeonato Paulista.

O Rio Claro é a equipe que menos marcou gols no Estadual, com apenas sete nas nove rodadas disputadas até esse momento. Na lanterna do Grupo D da competição, com oito pontos ganhos, o time também é um sério candidato a ser rebaixado para a segunda divisão. Prova disso são os números pouco expressivos do setor ofensivo.

Ao lado de Mogi Mirim e Audax, o time é o que menos assistências para gol deu no torneio, com quatro no total. Os dados, levantados pelo site Footstats, mostram também que a equipe é a última colocada em assistências para finalizações, com 66. O Novorizontino, clube que mais chutou ao gol, tem 103 assistências para as conclusões.

Outro dado preocupante do Rio Claro são cruzamentos certos. Apenas 19 lançamentos foram feitos com exatidão para a área. Em contrapartida, a equipe é a que menos errou passes em todo o campeonato. São 274 tentativas frustradas - número muito inferior ao do Corinthians, campeão de passes errados, com 511.

Para conseguir a vitória sem ser vazado, o Santos contará o importante retorno do zagueiro David Braz. Ele brigará com Lucas Veríssimo por uma vaga entre os titulares. Segundo Veríssimo, a entrega defensiva exigida por Dorival tem sido o diferencial para o Peixe nessa temporada.

“Estamos trabalhando para ficarmos entrosados cada vez mais. Essa harmonia entre o ataque e a defesa tem sido refletida nos resultados. O professor Dorival pede que o time marque, então, desde o Ricardo Oliveira até o último homem, todos ficam em alerta para roubar a bola. E quando isso não é possível de primeira, nós recompomos e ajudamos os companheiros. Isso é muito importante para nós. Fica mais fácil de trabalhar”, afirmou o jogador.

Conteúdo Patrocinado