Bontempo quebra jejum de quase dez anos do Santos na Seleção Brasileira

Imagem ilustrativa para a matéria
Foto por PATRICK HAMILTON / AFP

A estreia de Gabriel Bontempo pela Seleção Brasileira carregou uma marca especial para o Santos. Ao começar como titular na vitória do Brasil por 4 a 2 sobre a Austrália, nesta terça-feira, o meio-campista se tornou o primeiro jogador do Peixe a iniciar uma partida pela equipe principal da Seleção desde Lucas Lima, em janeiro de 2017.

Foram quase dez anos sem um atleta santista entre os 11 iniciais do Brasil. Nesse intervalo, Neymar chegou a ser convocado para a Copa do Mundo de 2026 como jogador do Santos, encerrando um longo período do clube sem representantes brasileiros em Mundiais, mas não começou como titular durante a competição.

Bontempo, portanto, encerrou nesta terça-feira o jejum específico de titulares do Santos na Seleção Brasileira principal.

Lucas Lima havia sido o último

A última vez havia acontecido em 25 de janeiro de 2017. Lucas Lima, então camisa 10 do Santos, foi escalado por Tite entre os titulares no amistoso contra a Colômbia, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, a Seleção entrou em campo com Weverton; Fagner, Geromel, Rodrigo Caio e Fábio Santos; Walace, Willian Arão, Lucas Lima, Dudu e Robinho; Diego Souza. Lucas Lima também utilizou a camisa 10 naquela partida.

O confronto ficou conhecido como “Jogo da Amizade” e foi organizado após a tragédia aérea envolvendo a Chapecoense. A convocação de Tite contou apenas com jogadores que atuavam no futebol brasileiro.

Desde então, o Santos não havia voltado a colocar um jogador entre os titulares da Seleção principal até a oportunidade recebida por Bontempo.

Neymar representou o Santos na Copa de 2026

O período não significa que o Peixe tenha passado todo esse tempo sem jogadores convocados. O principal caso aconteceu justamente em 2026.

De volta ao Santos, Neymar foi chamado por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo. O camisa 10 se tornou o primeiro brasileiro do clube convocado para um Mundial desde Robinho, em 2010. Neymar, contudo, não chegou a iniciar uma partida como titular durante a campanha brasileira.

Assim, a marca de Lucas Lima como último jogador do Santos a começar uma partida pela Seleção permaneceu intacta até esta terça-feira.

Bontempo estreia com assistência

Bontempo não apenas começou entre os titulares como participou diretamente do primeiro gol brasileiro diante da Austrália. Logo no início da partida, o meio-campista serviu Vanderson, que abriu o placar para a equipe de Carlo Ancelotti.

Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp

O jogador do Santos deixou o campo durante o segundo tempo. Segundo dados do Sofascore, acertou 24 dos 26 passes que tentou, aproveitamento de 92%, além de terminar sua participação com dois passes decisivos e sem sofrer dribles.

A escalação de Bontempo fez parte das sete mudanças promovidas por Ancelotti em relação ao primeiro amistoso diante dos australianos. O Brasil começou com Otávio; Vanderson, Jair, Gabriel Magalhães e Mauro Júnior; Danilo, Bruno Guimarães e Gabriel Bontempo; Rayan, Raphinha e Vinícius Júnior.

A Seleção volta a campo no sábado, contra a Índia, em Calcutá. Bontempo segue com o grupo brasileiro e poderá ganhar uma nova oportunidade antes de retornar ao Santos.

Conteúdo Patrocinado