Roger Machado comemora gol de Borja: “Muito importante para mim” - Gazeta Esportiva
Roger Machado comemora gol de Borja: “Muito importante para mim”

Roger Machado comemora gol de Borja: “Muito importante para mim”

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/01/2018 às 20:36 • Atualizado: 21/01/2018 às 22:32

São Paulo, SP

Colombiano Miguel Borja marcou o gol da vitória do Palmeiras no Estádio Santa Cruz (Foto: Cesar Greco/Divulgação)


Após uma temporada abaixo do esperado em 2017, Miguel Borja tenta enfim emplacar com a camisa do Palmeiras em 2018. O gol marcado pelo centroavante colombiano diante do Botafogo-SP foi especialmente comemorado pelo técnico Roger Machado neste domingo, por questões didáticas.

“É muito importante para mim, porque reforça o que tenho conversado com o Borja desde o começo do ano, sobre a participação dele nos dois momentos da partida: jogando e defendendo. Quando os atletas de ataque participam ativamente do processo defensivo, invariavelmente são recompensados com chances de gols”, disse o técnico.

No gol da vitória palmeirense, marcado após uma saída errada do Botafogo-SP, Willian tomou a bola no campo de ataque, tabelou com Borja e cruzou para o colombiano completar. Ex-lateral esquerdo, Roger valoriza a participação dos atacantes na marcação.



“Nas ações defensivas, o ideal é ter 70% dos jogadores da linha defensiva e 30% dos jogadores de frente. Quando essa razão acontece, o percentual de vitória aumenta. Os jogadores de frente não só contribuem para tomar a bola do adversário, mas na retomada estão em uma condição melhor para atacar”, explicou.

Embora não tenha marcado no triunfo sobre o Santo André, Borja também teve uma boa participação na estreia do Palmeiras pelo Campeonato Paulista. Após anotar seu primeiro gol na temporada contra o Botafogo-SP, o colombiano foi intensamente festejado pelos companheiros.

“Todo o mundo fica feliz com relação ao Borja. O ano passado foi de adaptação a um país diferente, com uma cultura diferente. Nesse ano, tudo começa bem, com ele marcando gol e o time vencendo fora de casa. Isso é bom”, afirmou Roger Machado, satisfeito com a postura da equipe em Ribeirão Preto.

“Vencemos porque fomos inteligentes. Com um calor muito grande, soubemos entender o que o jogo precisava. Não dava para acelerar a todo momento. Tinha que saber cadenciar e dosar. Para mim, esse foi o ponto alto, que eu gostaria de ver sempre na nossa equipe: entender o que o jogo pede”, explicou.


Conteúdo Patrocinado