Futebol/Bastidores

Procurador-geral do STJD analisa chance de anulação do jogo Botafogo x Palmeiras

São Paulo , SP
27/05/2019 17:15:31 — 27/05/2019 19:01:21

Em: Bastidores, Botafogo, Brasileiro Série A, Notícias, Palmeiras
Paulo Roberto Alves Júnior foi o responsável por apitar a vitória do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/SEP)

O Botafogo anunciou na noite do último domingo que pedirá a anulação da partida diante do Palmeiras, na derrota por 1 a 0, em que a equipe de Luiz Felipe Scolari marcou o gol solitário após pênalti assinalado com interferência do VAR. O requerimento ainda não chegou ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), mas deve ser protocolado em breve.

A alegação na qual o clube carioca se baseia é a de que a partida já havia sido reiniciada no momento em que o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior decidiu acatar a recomendação do VAR e ir ver o lance no monitor. A regra 5 da FIFA e o protocolo 8.12 do VAR elucidam que a decisão do juiz de campo não pode ser alterada pelo vídeo após a bola ser recolocada em jogo.

Procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua explicou os conceitos que serão usados pelo juiz para tomar uma decisão em relação ao caso.

“O que a gente precisa distinguir é simplesmente se a infração, violação do árbitro, seria um erro de fato, um erro de direito. O erro de fato é basicamente algo que depende de interpretação, uma falta, um empurrão. O erro de direito é um erro que não depende interpretação. Nesse caso, não basta ser um erro de direito, mas de relevância também. O erro de relevância é aquele significativo, que causa um prejuízo á partida. Superando isso, é necessário ver se esse erro de direito tem relevância a ponto de causar um prejuízo para que a partida seja anulada”, disse ao Fox Sports, antes de falar da situação específica da vitória do Palmeiras.

“No caso do Botafogo, me parece que é um erro procedimental e ele se encaixaria em tese no erro de direito. Mas esse erro de direito precisa causar um prejuízo significante à partida, porque nós possuímos no direito desportivo diversos outros dispositivos que apoiam o resultado de campo, como o princípio da prevalência do resultado, da estabilidade das competições, da proporcionabilidade do erro do juiz em relação ao que aconteceu na partida”, analisou.

Finalizando, Bevilacqua ressaltou que no fim a decisão do árbitro foi correta, fato que também será analisado caso o pedido ganhe prosseguimento. “Por mais que tenha havido um erro de direito, me parece que ele apitou em uma situação correta. Ele errou no procedimento, na regra, mas acertou com relação ao mérito da situação. É mais ou menos isso que vai ser avaliado caso a impugnação tenha prosseguimento”, disse.

Mais vídeos em videos.gazetaesportiva.com




  • Marcos Bassolli

    Blá Blá Blá Blá. Erro é erro. E alterou o resultado. Fim de papo. Partida anulada.

    • Miro

      Porque então que o palmeiras chora o paulistinha então até hoje KKKKK Chora mais palmeiras

      • claudivan

        MIRO MIRO
        TÁ TOMANDO GARDENAL ESTRAGADO…
        MUDA DE SUS, E COMECE OUTRO TRATAMENTO
        INDICO INSTITUTO CHARCO DA VIA ANCHIETA
        CONHEÇO UNS NOIAS QUE MELHORAM BEM
        VAI CURINTIA

      • Marcos Bassolli

        Não sei o que aconteceu com o Palmeiras. Gosto do Palmeiras. Explica aí.

  • PS423232

    KKKKKK CHORA MAIS BOTAFOGO !!!!

  • Décio Rangel

    Não vai dá em nada, pois a Tia lá da CREFISA, já bancou tudo até o investimento do VAR foi bancado pelo seu grupo. Está tudo dominado.

    • Chico Guru

      RICO PODE TUDO !!!!!

  • LEÃO SOBERANO

    Vai ganhar essa o clube que tiver mais bala na agulha. O Palmeiras não tem nem a arma quanto mais a bala, já o Botafogo tem a arma e a bala.

    • Chico Guru

      Vai ganhar essa o clube que mais for mais HONESTO E VENCEDOR e nesses quesitos o PALMEIRAS É SUPERIOR AO BOTAFOGO, agora, essa de balas e armas é só lá pelos lados do Itaquerão, onde vcs foram DERROTADOS e HUMILHADOS mais uma vez hehehe

      • Edison Aparecido Ferreira

        Chico: ganhar ou perder faz parte do jogo, mas ser favorecido em quase todas as partidas é nojento. A Crefisa comprou o campeonato para o Palmeiras. Se os dirigentes da CBF tivessem um minimo de honestidade, anulariam o jogo e puniriam rigorosamente o Juiz. Marcar um penalti deste é indecente e uma tristeza para o futebol que um dia foi o melhor do mundo.

        • Chico Guru

          Isso é mimimi de derrotados véi, até agora não li na imprensa ninguém falar em roubos pró Palmeiras, o verdão vem ganhando pelos próprios méritos e isso todo mundo está vendo. No caso do pênalti, o próprio jogador do Botafogo confirmou que pisou no pé do Deyverson, disse que foi sem querer mas pisou então foi pênalti, viu Zé Mané. SIGA O LÍDER

          • Edison Aparecido Ferreira

            O Palmeiras somente tem titulos doados pelo Marco Polo ou comprados pela Parmalat ou Crefisa.

            Eu teria vergonha de ainda ter a coragem de afirmar que o Palmeiras está ganhando sem ajuda da arbitragem.

            Torcedor realmente é muito fanático e quer sempre defender o indefensável.
            Esta partida contra o Botafogo será anulada pelo STJD, porque o penalti foi vergonhoso. Estes roubos fazem mal para o futebol brasileiro.

            Em ter, 28 de mai de 2019 às 08:33, Disqus escreveu:

          • Chico Guru

            Coitado, vc não entende nada de futebol. Seu esporte predileto deve ser: jogar peteca, arremesso de bituca ou levantamento de copo kkkkkk

      • JRSK823

        desde de qnd FAX é honesto e vencedor??
        FAX É PAPEL NAO VALE NADA!!!

      • Fábio Moura

        PAULEILA HONESTO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, PARABÉNS PARA A HONESTIDADE DA PARMALAT, MARIN, DEL NERO, MUSTAFÁ, JOSÉ SERRA, ALDO REBELO, PAULO COFRE, KIA MOTORS, CREFISA, TIA LEILA ETC

      • Hepta sem Fax

        Cara quer falar de honestidade, kkkkkk. Time que ganhou 4 brasileiros por fax sendo, dois no mesmo ano. Cara que falar de honestidade, clube que força ser campeão mundial 09 anos antes do Mundial ser criado. Vai ser Hipócrita na barra funda 😂😂😂😂😂😂😂

  • Porco Louco

    Pode chorar porque o choro é livre.
    Quando não se ganha na bola, tenta-se o tapetão.

  • Edison Aparecido Ferreira

    Revendo várias vezes o lance, fica muito claro que não houve penalti. O jogador do Palmeiras deveria trocar de profissão e virar artista ilusionista. É um grande cara de pau. Do Juiz nada a comentar. ficou nitido que ele foi “comprado” pela Crefisa com anuência da CBF. O dinheiro da Crefisa falou mais alto.

    • Verdumn

      Se reviu várias vezes e não viu o pisão do zagueiro então faça exame de vista, não está enxergando direito, afinal não restou dúvidas sobre o fato , o que o Botafogo questiona é que o árbitro teria autorizado o reinício do jogo e depois ser chamado pelo VAR, em momento algum questiona a penalidade …

    • Chico Guru

      GALO CEGO !!! kkkkkkk

  • Fábio Moura

    ROUBO

  • João Santa Rosa Neto.

    Imagina se a moda pega, Cariocada são recordista em tapetão..aff,que vergonha –

  • fabio

    O timinho sem mundial só ganha no apito!!

×
Quer receber notícias do Palmeiras?