Palmeiras volta ao Pacaembu dois dias antes dos 75 anos da Arrancada - Gazeta Esportiva
Palmeiras volta ao Pacaembu dois dias antes dos 75 anos da Arrancada

Palmeiras volta ao Pacaembu dois dias antes dos 75 anos da Arrancada

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/09/2017 às 09:00

São Paulo, SP

Palmeiras bateu São Paulo no Pacaembu e ganhou Paulista 1942 com Arrancada Heroica (Foto: Acervo/Gazeta Press)


O jogo entre Palmeiras e Coritiba, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizado no Estádio do Pacaembu a partir das 20 horas (de Brasília) desta segunda-feira, já que a arena está indisponível. Coincidentemente, o time alviverde volta ao campo municipal na antevéspera do aniversário de 75 anos da Arrancada Heroica.

No dia 20 de setembro de 1942, em seu primeiro jogo após ser obrigado a deixar o nome Palestra Itália, o Palmeiras enfrentou o São Paulo, no mesmo Pacaembu. No episódio que entrou para história como Arrancada Heroica, a equipe entrou em campo com uma bandeira do Brasil e ganhou por 3 a 1.

Em 2012, a convite da Gazeta Esportiva, Oberdan Cattani repetiu o gesto histórico e exibiu a bandeira brasileira no estádio municipal. Falecido em junho de 2014, então com 95 anos, o antigo goleiro era o único ex-jogador do Palestra Itália ainda vivo.

Em 1942, com Oberdan na meta, Cláudio, Del Nero e Echevarrieta marcaram os gols do Palmeiras, enquanto Waldemar de Brito descontou para o São Paulo. Inconformado com a marcação de um pênalti, o time tricolor decidiu abandonar a disputa no segundo tempo, e o título de campeão paulista ficou com o antigo Palestra Itália.

A convite da Gazeta Esportiva, Oberdan exibiu bandeira no Pacaembu em 2012 (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


A Arrancada Heroica, uma das passagens mais significativas da história palmeirense, segue cultuada pelo clube e sua torcida. O terceiro uniforme homenageia o episódio, assim como o moderno centro de excelência, inaugurado em 2017 com nome de Capitão Adalberto Mendes, figura chave em 1942.

O Palmeiras venceu os dois compromissos disputados no Estádio do Pacaembu nesta temporada. Pelas quartas de final do Campeonato Paulista, ainda sob o comando de Eduardo Baptista, ganhou do Novorizontino por 3 a 0 e, pela 11ª rodada do Brasileiro, já com Cuca, bateu o Grêmio por 1 a 0.

Na antevéspera do aniversário de 75 anos da Arrancada Heroica, o técnico Cuca não terá o zagueiro Luan e o atacante Willian, expulsos no empate como Atlético-MG. Assim, Juninho deve compor o miolo de defesa com Edu Dracena e Dudu pode voltar ao setor ofensivo.

Conteúdo Patrocinado