Palmeiras inicia o ano com bloqueios da PM mantidos no Palestra Itália - Gazeta Esportiva
Palmeiras inicia o ano com bloqueios da PM mantidos no Palestra Itália

Palmeiras inicia o ano com bloqueios da PM mantidos no Palestra Itália

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

29/01/2017 às 15:35 • Atualizado: 29/01/2017 às 16:37

São Paulo, SP

Vista do novo gramado da Arena Allianz Parque, na Zona Oeste da capital paulista. O gramado, muito criticado pelo Palmeiras na temporada 2016, foi trocado, com investimento superior a R$ 200 mil. O campo só deve estar em perfeito estado no dia 5 de fevereiro, conforme cronograma da reforma, data da estreia do time no Paulistão 2017, contra o Botafogo-SP.
A Polícia Militar impede a aproximação de torcedores sem ingressos da arena (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


O Palmeiras iniciou a temporada de jogos no Palestra Itália com os bloqueios da Polícia Militar mantidos no entorno do estádio. A prática foi adotada no final do ano passado, com respaldo do Ministério Público e do ex-presidente Paulo Nobre, e deve continuar ao longo das partidas de 2017.

O cerco foi armado pela PM por volta das 14 horas (de Brasília). Os bloqueios impedem a passagem de palmeirenses que não portam ingressos para o amistoso contra a Ponte Preta, marcado para as 17 horas. O jogo é o primeiro a ser disputado neste ano no Palestra Itália.

Funcionárias de uma empresa terceirizada estão posicionadas nas entradas dos bloqueios para verificar se os cartões de sócio-torcedor dos palmeirenses estão carregados com o ingresso do amistoso. A mera apresentação do título não permite que o torcedor se aproxime do estádio. As funcionárias não quiseram revelar o nome da companhia que faz a averiguação.

Há a presença de policiais em todos os bloqueios. A reportagem da Gazeta Esportiva flagrou um hóspede de um hotel da região que teve dificuldades para passar pelo cercado. Ele estava com o cartão magnético do quarto em mãos, mas só conseguiu a liberação após chamar um policial para argumentar com as funcionárias da checagem.




Um morador da região também mostrou incômodo com o bloqueio. Ele foi obrigado a apresentar um comprovante de residência para ter acesso às ruas do entorno da arena.

O futuro dos bloqueios é incerto. Ao ser empossado, o presidente Maurício Galiotte disse que não tinha autonomia para reverter uma decisão que cabia à PM e ao MP. O mandatário, no entanto, reabriu o diálogo com as organizadas do clube, que cobram a reversão da medida. A aproximação com as uniformizadas foi um dos motivos que afastou Galiotte de Nobre, o seu padrinho político.

O Palmeiras divulgou que 15 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o amistoso com a Ponte Preta. O jogo encerrará a pré-temporada elaborada pelo técnico Eduardo Baptista. A estreia oficial no ano ocorre no dia 5 de fevereiro, contra o Botafogo-SP, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O duelo também será disputado no Palestra Itália.

Conteúdo Patrocinado