Rosana Augusto foi apresentada como substituta de Camilla Orlando no comando técnico da equipe feminina do Palmeiras. Ela retorna ao clube cinco anos após pendurar as chuteiras. A nova comandante, que viu de perto a reativação da modalidade no Verdão, apontou a evolução nos últimos anos e mostrou cautela ao falar do planejamento para 2026.
"O que me chamou a atenção é a maneira gradativa que o Palmeiras vem evoluindo, como um todo, em relação a contratação, na construção de um centro de excelência. É um dos que mais tem potencial de crescimento, de estrutura física e atletas", analisou.
A trajetória de Rosana como jogadora no Palmeiras
O Palmeiras reativou seu time feminino em 2019, ano em que Rosana foi eleita como lenda da Fifa. Em 2020, a ex-atacante foi anunciada como reforço das Palestrinas. Pelo Verdão, ela disputou 19 jogos, marcou seis gols e deu quatro assistências antes de pendurar as chuteiras.
Devidamente apresentada! Bem-vinda, Rosana 💚 ➤ https://t.co/eohrOIeytU pic.twitter.com/uBaC7m1gBZ
— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) October 22, 2025
E o planejamento?
Rosana assume o Palmeiras em reta final de temporada. A antecessora, Camilla Orlando, deixou o comando técnico das Palestrinas para assumir a Seleção Brasileira Feminina sub-20. A nova treinadora do Verdão tem foco em conquistar os dois títulos restantes e trata com cautela do planejamento para o ano seguinte.
"Muito cedo para planejar algo. Não dá para mudar tudo, tem coisas muito boas, mas é entender o cenário do ano que vem. Quem fica, quem sai, como vamos construir essa relação, sempre dentro de uma ideia de compartilhar com comissão, diretoria, atletas e fazer o melhor para o grupo. Claro que em posição de liderança tenho que tomar algumas decisões e elas serão tomadas", avaliou.
"Mas gosto muito de uma equipe transdisciplinar, onde todo mundo contribui e se sente importante e valorizado no processo, pois isso faz muita diferença na mensagem que vai chegar para as atletas e das atletas para a comissão. Ainda é um momento da temporada que já se tem o time praticamente montado. Ainda cabem algumas contratações, a gente discute. Tenho convicção que a comissão, o Alberto entendem a maneira que penso e terá um time muito forte para o ano que vem", projetou.
Palmeiras terá desfalque de peso em 2026
Rosana terá um desfalque de peso em 2026 nas Palestrinas. A atacante e artilheira Amanda Gutierres foi vendida para o Boston Legacy-EUA. A negociação de 80% dos direitos econômicos da atleta girou em torno de US$ 1,1 milhão mais bonificações.
"Não quero pensar na despedida da Amanda Gutierres agora. Vou aproveitar ela até o último minuto", afirmou Rosana.
Palestrinas brigam por dois títulos
A equipe feminina do Palmeiras ainda briga pelo Campeonato Paulista, que está na primeira fase, e pela Copa do Brasil, torneio do qual é semifinalista. O primeiro desafio de Rosana no Palmeiras será no dia 31 de outubro, às 21 horas (de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, na Arena Barueri, pela primeira fase do Paulista.