Palmeiras exige três medidas para reatar com FPF após polêmica da arbitragem - Gazeta Esportiva
Palmeiras exige três medidas para reatar com FPF após polêmica da arbitragem

Palmeiras exige três medidas para reatar com FPF após polêmica da arbitragem

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/04/2018 às 22:09 • Atualizado: 09/04/2018 às 23:30

São Paulo, SP




Ausente da festa de premiação do Campeonato Paulista nesta segunda-feira, o Palmeiras soltou uma nota em seu site oficial em que diz que manterá o rompimento com a Federação Paulista de Futebol caso a entidade não atenda a três medidas consideradas elementares pelo Verdão para que se mantenha a credibilidade do torneio, na visão dos palmeirenses, manchado após a desastrosa arbitragem na decisão do Estadual.

A primeira das exigências é a implantação do árbitro de vídeo em todas as partidas do Paulistão de 2019. Além disso, o Verdão defende que seja criado um sistema para que haja a divulgação dos diálogos entre os árbitros da FPF durante os jogos, se preciso. Por fim, o clube também pediu para que haja uma reavaliação do atual responsável por dirigir o Departamento de Árbitros da entidade e dos juízes escalados para as partidas.

Embora tenha emplacado oito jogadores na seleção do Campeonato Paulista, o Palmeiras preferiu não comparecer à festa realizada em uma casa de shows na Zona Oeste de São Paulo como forma de protesto. Na visão do clube alviverde, houve interferência externa no lance capital da partida, em que o juiz Marcelo Aparecido de Souza acabou sinalizando pênalti para o Verdão e após oito minutos mudando de ideia graças ao auxílio do quarto árbitro.

Confira a nota oficial do Palmeiras divulgada nesta segunda-feira:

A Sociedade Esportiva Palmeiras entende que a instituição e seus torcedores sofreram um duro e irremediável prejuízo por uma atuação desastrosa, incompetente e irregular da comissão de arbitragem que trabalhou na partida deste domingo entre Palmeiras e Corinthians.

Houve clara e evidente interferência externa na arbitragem, comprovada através de imagens indiscutíveis, e essa atribuição não consta na regra da competição. Assim sendo, visando a lisura e transparência durante as partidas de futebol, o Palmeiras entende ser inegociável que a Federação Paulista de Futebol adote as seguintes medidas:

1. Implantação do árbitro de vídeo para todas as partidas do Campeonato Paulista a partir do ano de 2019;

2. Criação de um sistema de gravação e divulgação, quando houver necessidade, de toda comunicação entre os integrantes da arbitragem durante os jogos;

3. Reavaliação criteriosa de quem dirige o Departamento de Árbitros da FPF e avaliação mais rigorosa sobre aqueles que comandam as partidas.

Enquanto não houver uma manifestação oficial por parte da Federação Paulista de Futebol, de que essas medidas transparentes que prezam pelo bem do esporte serão adotadas, o Palmeiras irá se manter rompido com a FPF.

Dentro de campo, o Palmeiras considera a partida deste domingo como uma lamentável página virada. Há outras competições pela frente e iremos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance para conseguirmos conquistá-las. O torcedor palmeirense é peça fundamental nesse processo e seu conhecido engajamento será ainda mais importante.

Avanti Palestra!

Atenciosamente,
SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
Maurício Precivalle Galiotte
Presidente

Conteúdo Patrocinado