Ituano se inspira em São Bernardo, e Palmeiras pode encontrar cenário repetido na semi do Paulistão - Gazeta Esportiva
Ituano se inspira em São Bernardo, e Palmeiras pode encontrar cenário repetido na semi do Paulistão

Ituano se inspira em São Bernardo, e Palmeiras pode encontrar cenário repetido na semi do Paulistão

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/03/2023 às 07:00

São Paulo, SP

Depois de superar o São Bernardo em um duelo duro nas quartas de final do Campeonato Paulista, o Palmeiras se prepara agora para encarar o Ituano. O confronto vale uma vaga na decisão do estadual, e o Verdão pode encontrar um cenário semelhante dentro de campo, de acordo com a estratégia traçada pelo adversário.

Conforme revelou o técnico Gilmar Dal Pozzo ao programa Gazeta Esportiva, da TV Gazeta, na última sexta-feira, o Ituano se inspira no São Bernardo, que causou dificuldades para o Palmeiras no Allianz Parque, na fase anterior.



Assim, o Galo de Itu se planeja para encarar o Palmeiras com uma linha de cinco defensores, buscando fechar os espaços na frente da sua área para impedir o poder de fogo do Verdão. A ideia, ainda, é contar com quatro atletas de velocidade em uma linha ofensiva, buscando ataques rápidos nas costas da defesa palmeirense.

Dessa forma, o Palmeiras pode responder na mesma moeda para furar o sistema defensivo adversário. Contra o São Bernardo, Abel Ferreira escalou Bruno Tabata como titular, e o meia-atacante ofereceu uma característica diferente em relação ao centroavante Endrick e ao ponta Giovani.

Canhoto, Tabata iniciou posicionado pelo lado direito do ataque. Por ali, associou-se com Gabriel Menino e Marcos Rocha na construção das jogadas ofensivas, criando superioridade numérica no setor em alguns momentos. Assim, a equipe conseguiu mexer na linha de defesa do adversário, que acabou quebrada em alguns momentos de perigo do Verdão.




A jogada do gol de Rony, que garantiu a vitória palmeirense, surgiu justamente por aquele setor, com Gabriel Menino cruzando na medida para o atacante, que apareceu entre os zagueiros para desviar de cabeça.

A atuação de Bruno Tabata foi elogiada pelo técnico Abel Ferreira, que pode mantê-lo como titular. Ainda assim, não é descartada a escolha de outros nomes. Giovani, por exemplo, pode ser uma peça para atuar mais colada à linha lateral, com o objetivo de alargar a defesa adversária, abrindo espaço para infiltrações dos meias, por exemplo.

Já o jovem centroavante Endrick pode voltar a ser acionado, tendo como estratégia ter mais volume ofensivo por dentro, com Rony se aproximando da direita para o centro. Assim, abriria o corredor direito para subidas de Marcos Rocha.

Os últimos ajustes táticos devem ser feitos pelo técnico Abel Ferreira na manhã deste sábado, quando a equipe treina na Academia de Futebol. Palmeiras e Ituano se enfrentam no domingo, às 16 horas (de Brasília), no Allianz Parque.

Conteúdo Patrocinado