Árbitro cita isqueiro atirado por torcida e Palmeiras pode ser punido - Gazeta Esportiva
Árbitro cita isqueiro atirado por torcida e Palmeiras pode ser punido

Árbitro cita isqueiro atirado por torcida e Palmeiras pode ser punido

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/07/2016 às 07:00

São Paulo, SP

Gabriel comemora gol contra o Palmeiras no Palestra Itália (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Gabriel provocou a torcida do Palmeiras ao comemorar o gol na bandeira de escanteio (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


Os esforços da diretoria do Palmeiras para coibir atos hostis no Palestra Itália não foram suficientes no empate por 1 a 1 com o Santos, na terça-feira. Irritado com as provocações dos jogadores alvinegros na comemoração do gol de Gabriel, um torcedor atirou um isqueiro no gramado. O árbitro flagrou o incidente e fez uma citação na súmula do jogo, o que poderá acarretar em punições ao Verdão.

O gol de Gabriel saiu aos dez minutos do segundo tempo, após um desvio no zagueiro Vitor Hugo tirar o goleiro Fernando Prass da jogada. Na comemoração, o atacante santista correu até uma das bandeiras de escanteio e ajoelhou com as mãos nas orelhas. A celebração ocorreu em frente a torcedores do Palmeiras, que passaram a disparar insultos contra o atleta.

Enquanto os alvinegros abraçavam Gabriel, o meio-campista Vitor Bueno passou em frente aos torcedores e bateu a mão no escudo do Peixe. Foi em meio à celebração que um isqueiro verde-limão foi atirado no campo. O volante Renato, então, pegou o objeto e entregou nas mãos do árbitro Wilton Pereira Sampaio.

"Informo que aos 11 minutos do segundo tempo, na comemoração do gol da equipe do Santos, próxima à linha de meta defendida pela equipe do Palmeiras, foi arremessado para dentro do campo de jogo, pela torcida do Palmeiras, um isqueiro verde com símbolo do Palmeiras, que não atingiu ninguém", escreveu Sampaio na súmula.

O Palmeiras poderá ser denunciado com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de objetos atirados no campo e invasões de campo. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) poderá aplicar uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil ao clube.

Há, no entanto, a possibilidade de o órgão entender que o fato apresentou "elevada gravidade" ou causou "prejuízo ao andamento do evento". Nesse caso, o STJD poderá determinar a perda de mando de campo em até dez jogos.

O Verdão tem espalhado placas com avisos para os torcedores não brigarem nem acenderem sinalizadores desde a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, no dia 12 de junho. A decisão foi tomada após organizados de Palmeiras e Flamengo terem entrado em conflito no intervalo de um jogo disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em 5 de junho.

Por conta do incidente, o Palmeiras havia sido punido com a perda do mando de campo em um jogo do Brasileiro. Um efeito suspensivo, contudo, liberou a equipe para receber os torcedores na sequência da competição. Ainda não houve um julgamento definitivo do caso.

Conteúdo Patrocinado