Relembre como foi a temporada dos brasileiros do Liverpool - Gazeta Esportiva
Relembre como foi a temporada dos brasileiros do Liverpool

Relembre como foi a temporada dos brasileiros do Liverpool

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/06/2019 às 08:00

São Paulo, SP



Liverpool e Tottenham disputam o título da Liga dos Campeões neste sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Wanda Metropolitano, em Madri. E três brasileiros entrarão em campo pelos Reds, buscando o troféu do maior torneio de clubes do mundo. Alisson, Fabinho e Roberto Firmino ainda enfrentarão Lucas Moura, do Spurs.

A Gazeta Esportiva fez um balanço da temporada dos jogadores brasileiros do Liverpool, que chegam com moral para o esperado confronto pelo título europeu.

ALISSON

O goleiro gaúcho, revelado pelo Internacional, viveu ótimos momentos na Roma. Suas atuações pelo clube italiano chamaram a atenção do Liverpool, que fez o arqueiro ser, na época, o goleiro mais caro da história. Além disso, Alisson foi levado por Tite como titular da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, vencendo a disputa com Ederson, do Manchester City, que também estava em bom momento.

Após o Mundial, chegou como titular absoluto dos Reds, ocupando a posição que era de Karius. Com seu desempenho, conquistou a confiança de Jurgen Klopp e dos torcedores. Ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões, fez defesa milagrosa em chute de Milik, do Napoli, em jogo válido pela última rodada. Com isso, o Liverpool venceu a partida e conseguiu a classificação para o mata-mata.  




Mais tarde, já nas semifinais, foi decisivo na partida de volta contra o Barcelona. Apesar de não ter conseguido evitar os três gols dos culés no jogo de ida, Alisson segurou o ataque comandado por Messi no segundo jogo, enquanto seus companheiros da frente marcaram quatro gols e levaram o Liverpool à decisão.

O goleiro foi peça-chave na campanha do vice-campeonato inglês, que foi marcada pelo recorde de pontos da história do clube (97). Disputou 50 das 52 partidas do Liverpool na temporada, passando 26 destes sem sofrer gol. Na Liga dos Campeões, jogou todos os jogos e sofreu 12 gols, além de manter o zero no placar em cinco partidas. No último dia 17, carimbou sua passagem para a Copa América no Brasil, marcando presença em mais uma convocação de Tite.



FABINHO

Depois de cinco boas temporadas no Monaco, Fabinho foi contratado pelo Liverpool para substituir Emre Can. O começo nos Reds não foi dos melhores, já que nem entrou em campo nas primeiras oito partidas da equipe no Campeonato Inglês. A estreia ocorreu apenas em outubro de 2018, pela nona rodada, contra o Huddersfield. O volante era preterido por Klopp, que via uma dificuldade de adaptação do jogador.

Contudo, Fabinho foi conquistando seu espaço ao longo da temporada. Jogou os 90 minutos em 11 dos últimos 15 jogos do Liverpool no Campeonato Inglês, além de ter sido titular em cinco dos seis compromissos da equipe no mata-mata da Liga dos Campeões. No torneio inteiro, disputou dez partidas.




Contra o Barcelona, pelo jogo de volta das semifinais, teve atuação elogiada, mesmo com o cartão amarelo logo no início. O brasileiro foi o motor do meio-campo dos Reds e ajudou os ingleses a controlarem a faixa central do campo, o que foi determinante para a vitória.

Ao todo, jogou 40 partidas na temporada, auxiliando a equipe a não levar gols em metade delas. Em relação a cartões amarelos, o volante foi punido apenas dez vezes no ano inteiro, três delas na Liga dos Campeões. Seu desempenho na reta final da temporada deve premiá-lo com a posição no time titular mais uma vez na temporada, contra o Tottenham, no jogo mais importante do ano. A presença na Copa América, contudo, deixou de ser uma esperança, já que Tite não o incluiu na lista de convocados.



FIRMINO

Em sua quarta temporada em Anfield, Firmino vive momento especial na Inglaterra. Junto com Salah e Mané, o atacante forma um trio que vem se destacando desde o ano passado, quando o Liverpool também chegou na decisão do torneio continental, mas saiu derrotado para o Real Madrid.

O alagoano é o terceiro artilheiro da equipe no ano, com 16 gols, justamente atrás de seus companheiros de ataque, que tem 26 cada. Além disso, soma oito assistências. O atacante é um dos jogadores mais queridos pela torcida do Liverpool e ganhou o apelido de “Bobby” Firmino.




Agora, corre contra o tempo para se recuperar de uma lesão muscular que o tirou do jogo de volta contra o Barcelona e das últimas duas rodadas do Campeonato Inglês. Ao que tudo indica, o jogador revelado pelo Figueirense deve estar apto a entrar em campo na decisão do dia primeiro.

Durante a temporada, entrou em campo 47 vezes pelo Liverpool, sendo 38 como titular. Na Liga dos Campeões, disputou 11 jogos, sete como titular, com quatro gols e uma assistência. Como Alisson, Firmino também está garantido na Seleção Brasileira para a disputa da Copa América.

Conteúdo Patrocinado