Futebol/Campeonato Inglês

Liverpool vence de virada e retoma liderança do Campeonato Inglês

São Paulo , SP
05/04/2019 17:52:08 — 05/04/2019 17:53:59

Em: Futebol, Futebol Inglês, Futebol Internacional, Liverpool, Notícias
Salah comemora gol da virada em vitória do Liverpool sobre o Southampton nesta sexta-feira (Foto: Glyn Kirk/AFP)

O jogo começou estranho. Parecia que a camisa roxa do Liverpool não daria sorte no estádio St. Mary’s, pela abertura da 33ª rodada do Campeonato Inglês. Porém, os comandados de Jurgen Klopp conseguiram vencer o Southampton de virada por 3 a 1 e, de quebra, retomaram a liderança da competição, estando agora dois pontos à frente do Manchester City. A equipe de Guardiola não atua no final de semana pela Premier League por conta da Copa da Inglaterra.

Com muita pressão, principalmente nos contra-ataques, os donos da casa abriram o placar logo aos oito minutos, com Long, sem defesa para Alisson. Com dificuldades, o Liverpool tentava empatar, mas pecava na parte defensiva – Van Dijk quase fez contra. Porém, o tento saiu aos 35: após uma série de cabeçadas e chutes, Keita igualou o marcador.

Na segunda etapa, os donos da casa pressionaram muito no início, mas os Reds conseguiram boas oportunidades com Firmino. Faltando dez minutos para o fim, Salah partiu em contra-ataque e bateu colocado para virar a partida. Foi seu gol de número 50 com a camisa do Liverpool na Premier League. Pouco tempo depois, Henderson fechou a conta, após assistência de Firmino.

Com o resultado, o Liverpool soma agora 82 pontos, dois tentos à frente que o líder City. O Southampton, por sua vez, fica na 16ª colocação da tabela, com 33 pontos somados. Na próxima rodada, o Liverpool tem um duro desafio no domingo, dia 14, contra o Chelsea, atualmente em quarto lugar na tabela. Antes, porém, recebe o Porto no primeiro jogo das quartas de final da Liga dos Campeões. O Southampton, por outro lado, receberá os Wolves no sábado, às 11h de Brasília), no St. Mary’s.

O jogo

Ao contrário do que se esperava, os donos da casa fecharam a saída de bola do Liverpool e não permitiram que os adversários chegassem à sua zona de defesa. Aos oito minutos, então, um susto: Bertrand cruzou na área, Höjbjerg desviou de cabeça e Long chutou sem chances de defesa para Alisson. A resposta veio cinco minutos depois, com chance de Fabinho para Salah, mas Gunn saiu do gol e fez boa cobertura. Em seguida, mais uma oportunidade, dessa vez com Mané de cabeça, mas o arqueiro mais uma vez salvou o Southampton.

O momento da partida, porém, não fez com que o nervosismo não tomasse conta do Liverpool. Aos 18, o experiente Van Dijk quase fez gol contra ao tocar por cima do gol, mas, depois, os visitantes conseguiram retomar a bola e partir para o ataque, sem sucesso. Enquanto isso, o Southampton ameaçava nos contra-ataques perigosos. Aos 29, Firmino errou o chute na entrada da área, mas, aos 35, após uma série insistente em cima de Gunn, Keita acertou uma cabeçada e deixou tudo igual (no início da jogada, porém, jogadores reclamaram da posição de impedimento de Salah).

No retorno para o segundo tempo, os donos da casa foram para cima já no início, primeiro com Valery pela direita, depois Redmond em chute que foi desviado e, por fim, novamente o camisa 22, que ainda deu um belo drible em Fabinho. Aos 12, boa chance para o Liverpool, Keita entrou na área e caiu, mas o árbitro mandou seguir. Depois, duas oportunidades em chutes de longa distância: primeiro com Fabinho e depois com Firmino, ambos para fora. Depois, o camisa 9 fez um belo lance: deu um lençol em Vastergaard e chutou, mas a bola acabou acertando a zaga.

Faltando dez minutos para o fim, porém, a qualidade falou mais alto. Em uma roubada de bola no seu campo de defesa, Salah recebeu no meio do campo e correu com a bola até finalizar, lindamente, no gol de Gunn. Ele marcou seu gol de número 50 com a camisa dos Reds na Premier League. A conta aumentou após Firmino avançar pela direita e dar bola colocada para Henderson, que empurrou para o fundo das redes. 3 a 1 Liverpool de virada.