Vitória sobre Real Madrid e zebra na Copa do BR: quem é a Portuguesa-RJ, adversário inédito do Corinthians - Gazeta Esportiva
Vitória sobre Real Madrid e zebra na Copa do BR: quem é a Portuguesa-RJ, adversário inédito do Corinthians

Vitória sobre Real Madrid e zebra na Copa do BR: quem é a Portuguesa-RJ, adversário inédito do Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/03/2022 às 06:00

São Paulo, SP

O Corinthians vai enfrentar a Portuguesa-RJ na terceira fase da Copa do Brasil, conforme sorteio realizado na tarde da última segunda-feira, na sede da CBF. As equipes nunca se encontraram antes, então não será possível fazer um retrospecto entre elas. Por conta disso, mostramos aqui um pouco da história da Portuguesa carioca e como ela vai para o duelo.

Vale lembrar que os jogos devem acontecer entre os dias 19 e 21 de abril (ida, no Rio de Janeiro) e entre 10 e 12 de maio (volta, na Neo Química Arena). Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis, lembrando que gol fora de casa não é critério de desempate na competição.


História


A Portuguesa-RJ nasceu em 17 de dezembro de 1924, situada no bairro que leva o mesmo nome, na Ilha do Governador. Seu estádio, o Luso Brasileiro, tem capacidade para pouco mais de cinco mil torcedores, segundo a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

O número não é contemplado pelo regulamento da Copa do Brasil, que prevê no mínimo capacidade para dez mil pessoas nesta fase do torneio. Diante disso, o jogo de ida deve ocorrer em outro local.

Entre suas principais conquistas estão os três Cariocas da Segunda Divisão (1996, 2000 e 2003), além de duas Copas Rio (2000 e 2016). Na elite do Estadual, sua melhor campanha aconteceu em 2021, com a terceira colocação, após cair para o Fluminense.



Curiosidades


A Lusa tem algumas curiosidades em sua história. A principal delas talvez seja uma vitória em cima do todo poderoso Real Madrid, em 1969, em pleno Santiago Bernabéu.

Em um amistoso no estádio espanhol, Zeca, Escurinho e Miguel, autor dos dois gols na vitória por 2 a 1, foram destaques no jogo realizado no dia 4 de setembro. Do outro lado, a equipe tricampeã espanhola era comandada por Miguel Muñoz Mozún e não estava desfalcada.

Outro fato interessante aconteceu no mesmo ano: o campeão mundial Vavá encerrou sua carreira justamente na Portuguesa carioca. Antes disso, Garrincha já havia defendido as cores do clube em alguns amistosos.

Copa do Brasil e Cariocão


Esta é a primeira vez que a Lusa carioca disputa a Copa do Brasil e vem sendo uma zebra, já que eliminou dois clubes que eram considerados favoritos nas fases anteriores.

Na primeira fase, deixou para trás o CRB, por 1 a 0, com gol do lateral Sanchez, que acabou estrelando na seleção da rodada, conforme divulgado pela CBF. Já na segunda fase, eliminou o Sampaio Corrêa, por 2 a 0, gols de Leandro Amaro, ex-Palmeiras e Cruzeiro, e Patrick.

Já no Carioca deste ano, a equipe soma vitórias contra Audax, Bangu e um sonoro 5 a 3 diante do Botafogo, mas acabou sendo eliminado na semifinal da Taça Rio pelo Resende. Na sequência da temporada, vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Patrocinado