Tite se conforma com perdas e promete se ajustar à realidade do Corinthians - Gazeta Esportiva
Tite se conforma com perdas e promete se ajustar à realidade do Corinthians

Tite se conforma com perdas e promete se ajustar à realidade do Corinthians

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

25/05/2015 às 12:50

São Paulo, SP


Tite tem tentado encontrar novas alternativas táticas para o Corinthians com Paolo Guerrero em campo e Emerson no banco de reservas. Os dois atacantes não terão os seus contratos (que vencerão em julho) renovados, e a diretoria ainda admite abrir mão de outros jogadores para amenizar a sua crise financeira. Uma realidade à que o técnico ainda precisará se acostumar.


“Sei que esses ajustes acontecem no futebol brasileiro a cada seis meses. É inevitável, até pelo poder aquisitivo dos clubes, pela necessidade. Funciona assim, não só com o Corinthians. Pode ser algo maior ou menor, dependendo das circunstâncias”, comentou Tite, tentando se conformar.


Constrangido com o assunto, o técnico prefere abordar a reorganização tática do Corinthians em suas entrevistas coletivas. Apesar de não saber até quando Guerrero e Emerson estarão à disposição – nem se jogadores como o meio-campista Elias, cobiçado pelo Flamengo, serão negociados.

Técnico está angustiado com o momento de indefinição que o Corinthians atravessa (foto: Daniel Augusto Jr.)
Técnico está angustiado com o momento de indefinição que o Corinthians atravessa (foto: Daniel Augusto Jr.) - Credito: Divulgação/Agência Corinthians
“O técnico se ajusta ao que for melhor para o Corinthians. Assumo as minhas responsabilidades em campo”, aceitou Tite, que passará a ser ainda mais importante para o time se reinventar com novidades na formação titular. “A equipe vai depender da minha competência para crescer”, concordou.


Em 2015, o Corinthians até cresceu bastante com Tite – recebeu exagerados elogios pelo futebol apresentado no início da temporada. Mas também sofreu uma queda drástica de desempenho, que teve como consequências a doída eliminação nos pênaltis para o Palmeiras, no Campeonato Paulista, e a inesperada queda diante do paraguaio Guaraní, na Copa Libertadores da América.


No período de ascensão, Guerrero e Emerson eram peças fundamentais do Corinthians de Tite, que não se encantou com os investimentos realizados para o ano. O zagueiro Edu Dracena (hoje titular), o volante Cristian (que convive com o ostracismo) e o atacante Vagner Love (afastado para aprimorar a forma física) acabaram esquecidos na reserva, apesar das despesas que geram ao clube.


“Às vezes, as pessoas acham que o técnico tem superpoderes. É bom a gente entender que existe uma hierarquia. Se não for assim, vai parecer que o treinador define situações fora de sua alçada. Acima de mim, temos um executivo de futebol, diretores, o presidente. Não posso falar de assuntos administrativos. É difícil para mim”, disse Tite, ainda sobre o planejamento do departamento de futebol do Corinthians para a sequência de 2015.

Guerrero perdeu um gol incrível contra o Fluminense e poderá se despedir no Derby (foto: Daniel Augusto Jr.)
Guerrero perdeu um gol incrível contra o Fluminense e poderá se despedir no Derby (foto: Daniel Augusto Jr.) - Credito: Divulgação/Agência Corinthians
Mesmo que não goste de interferir nas decisões da diretoria, o treinador será consultado sobre como proceder com Guerrero e Emerson. O peruano poderá se despedir do Corinthians contra o Palmeiras no domingo, em Itaquera, porque disputará a Copa América. Com o Sheik, existe ainda a preocupação de que ele não exceda o limite de sete jogos para poder defender outra equipe no Campeonato Brasileiro.


“Não posso responder sobre como faremos no domingo. Nós nos reuniremos nesta semana para talvez esclarecer. Quando houver um parecer, passamos”, suspirou Tite, ainda incomodado com o assunto. “Quero falar sobe futebol.”

Conteúdo Patrocinado