São Bento envia ofício à FPF contra a Portuguesa; Corinthians pode ser beneficiado - Gazeta Esportiva
São Bento envia ofício à FPF contra a Portuguesa; Corinthians pode ser beneficiado

São Bento envia ofício à FPF contra a Portuguesa; Corinthians pode ser beneficiado

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

07/03/2023 às 17:30 • Atualizado: 07/03/2023 às 17:45

São Paulo, SP

O São Bento entrou com um ofício na Federação Paulista de Futebol (FPF) na última segunda-feira solicitando o W.O. da partida entre Portuguesa e Corinthians, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, o que, se acatado, pode beneficiar tanto o clube sorocabano quanto o Timão.

Segundo o Bentão, a venda do mando de campo - do Canindé, em São Paulo, para o estádio Mané Garrincha, em Brasília - é cabível da punição. A informação foi inicialmente divulgada pelo portal Meu Timão e confirmada pela Gazeta Esportiva.

No documento ao qual a reportagem teve acesso, o São Bento pede que a Portuguesa seja punida com o W.O. pela realização do confronto em um "domicílio fora de sua sede", o que infringe, segundo o clube, o artigo 4º do Anexo VI do Regulamento Geral da Competição.

No artigo em questão, está afirmado que, "no ano de acesso, o clube deverá obrigatoriamente, disputar suas partidas como mandante no município de sua sede, sob pena de perda das partidas por W.O.". A Lusa subiu para a A1 do Paulista em 2023.

Procurado, o São Bento disse que ainda não recebeu nenhuma resposta da entidade. Já a Portuguesa afirmou que não irá realizar nenhum posicionamento por ora, visto que não foi notificada oficialmente.




Vale lembrar que, na época da mudança de mando de campo, a Federação Paulista de Futebol afirmou, em contato com a Gazeta Esportiva, que não haveria problema na troca. Os motivos da Lusa foram financeiros para tal.

Como o Corinthians seria beneficiado?


Caso o ofício seja cumprido, ou seja, o W.O. seja aplicado, o Corinthians, oponente do jogo realizado no Mané Garrincha, será beneficiado com os dois pontos restantes - o resultado final do duelo foi um empate sem gols.

Assim, dos 22 pontos que possui agora, o Timão iria para os 24 pontos, ultrapassando tanto o São Paulo quanto o Água Santa na tabela geral. Além disso, com o W.O., o clube de Itaquera seria beneficiado com três gols a mais no saldo, segundo a regra da punição (imposição da perda da partida pelo placar de 3 x 0).

Isso faria com que a equipe dispute uma eventual semifinal na Neo Química Arena - os melhores colocados são os mandantes dos duelos de mata-mata.

Para chegar até a semifinal, porém, o Corinthians precisa vencer o Ituano no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Itaquera.

E a Lusa?


Caso o W.O. seja aplicado, a Portuguesa perderá o ponto conquistado no empate contra o Corinthians em Brasília e ficará com nove pontos, um a menos que o São Bento, que foi rebaixado para a A2 de 2024.

Assim, haveria uma "troca" entre os clubes, com o Bentão permanecendo na elite e a Lusa rebaixada.

Conteúdo Patrocinado