SAFiel aceita condição do Corinthians e pede reunião urgente para avançar em proposta vinculante

Imagem ilustrativa para a matéria
(Foto: Mauro Horita/Ag. Paulistão)

Por Tiago Salazar

A SAFiel deu mais um passo nas tratativas com o Corinthians para a implementação do projeto que prevê a transformação do futebol do clube em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Nesta segunda-feira, o grupo formalizou ao presidente Osmar Stabile a aceitação de uma condição apresentada pela atual gestão e solicitou uma reunião urgente para avançar nas negociações.

A manifestação foi encaminhada pela Invasão Fiel S.A., veículo societário responsável pelo projeto SAFiel, também aos principais órgãos internos do Corinthians. A Gazeta Esportiva teve acesso ao teor do documento.

O ponto central envolve a dívida da Neo Química Arena com a Caixa Econômica Federal. A SAFiel se comprometeu a trabalhar na estruturação da obtenção antecipada dos recursos necessários para quitar o débito antes da conclusão da oferta pública de ações prevista pelo projeto. Essa condição havia sido apresentada publicamente pela presidência corintiana para que as partes avançassem rumo a uma proposta vinculante.

O grupo argumenta que a antecipação dos recursos permitiria liberar receitas do Corinthians que atualmente estão vinculadas como garantia do financiamento da Arena durante o período necessário para a conclusão das etapas do projeto, estimado em até 12 meses.

SAFiel pede reunião urgente com o Corinthians

Após formalizar a aceitação da condição, a SAFiel solicitou uma reunião urgente com representantes do Corinthians, preferencialmente ainda nesta segunda-feira. O grupo também pediu uma resposta formal do clube com a definição de data, horário e representantes que participariam do encontro.

Entre os assuntos que a SAFiel pretende discutir está uma autorização do Corinthians para iniciar tratativas com a Caixa Econômica Federal. O objetivo seria avaliar alternativas para negociação, quitação, assunção ou reestruturação da dívida referente à Neo Química Arena.

Essa eventual autorização teria limites previamente estabelecidos e não representaria, por si só, obrigação de o Corinthians fechar negócio com a SAFiel, tampouco reconhecimento de dívida ou compromisso financeiro do clube com o projeto.

Quais seriam os próximos passos?

A SAFiel também apresentou uma proposta de cronograma para o avanço das conversas. Entre as etapas estão a assinatura de um acordo de confidencialidade, a abertura de um data room e o início de diligências nas áreas jurídica, contábil, fiscal, trabalhista e esportiva.

Na sequência, o projeto precisaria passar pelos órgãos estatutários competentes do Corinthians. O planejamento ainda contempla a elaboração e negociação da proposta vinculante, a estruturação dos mecanismos de captação de recursos e, se necessário, registros perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além da realização das assembleias exigidas para a operação.

Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp

O grupo propõe ainda a criação de comitês técnicos conjuntos, com profissionais indicados pelas duas partes e assessores externos, além de rodadas periódicas para esclarecimento de dúvidas. Entre os documentos que poderão ser elaborados ao longo do processo estão a própria proposta vinculante, instrumentos relacionados à captação, estatuto social da eventual SAF e acordo de acionistas.

Negócio ainda depende do Corinthians

Apesar do avanço, a manifestação enviada nesta segunda-feira não representa a conclusão do negócio nem a assinatura da proposta vinculante definitiva.

A própria SAFiel ressalta que uma eventual transação somente poderá ser concretizada depois das deliberações dos órgãos competentes do Corinthians. O processo deverá respeitar as atribuições da Diretoria, do Conselho Deliberativo, do Conselho de Orientação (Cori), do Conselho Fiscal e, quando necessário, da Assembleia Geral de Associados.

Com a formalização da aceitação da condição apresentada pela presidência, a SAFiel agora aguarda uma manifestação do Corinthians para dar sequência às discussões e organizar as etapas que poderão culminar na apresentação de uma proposta vinculante.

Conteúdo Patrocinado