Presidente do Corinthians se emociona ao falar de Cássio: "Maior jogador que passou aqui" - Gazeta Esportiva
Presidente do Corinthians se emociona ao falar de Cássio: "Maior jogador que passou aqui"

Presidente do Corinthians se emociona ao falar de Cássio: "Maior jogador que passou aqui"

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

29/07/2022 às 15:05

São Paulo, SP

O presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, quase não conseguiu segurar a emoção ao falar de Cássio. O camisa 12 foi homenageado na tarde desta sexta-feira, no CT Dr. Joaquim Grava, pelo clube e também pela torcida alvinegra, depois de ter completado 603 jogos defendendo a meta corintiana.

Em 2012, quando Cássio chegou ao clube, Duilio era diretor adjunto, enquanto Roberto de Andrade, que também estava presente na homenagem desta tarde, era diretor de futebol, mesmo cargo que ocupa atualmente.

"Falar do Cássio... É o maior goleiro de todos os tempos e o maior jogador que aqui passou. Tenho muito orgulho de estar aqui nesse momento, você merece tudo de bom, obrigado", disse Duilio, segurando as lágrimas.


Logo depois, ele entregou ao goleiro uma obra de arte assinada pelo artista Fábio Nakano, duas luvas douradas em tamanho real, dentro de uma caixa de vidro. O camisa 12 agradeceu Duilio.

"Primeiro é o carinho. Uma das coisas que lembro do Duílio é ele correndo lá no Mundial, quando fomos campeões. Na minha primeira vez no Corinthians, ele estava no CT. É um respeito muito grande, um carinho por tudo, em todos os momentos. É uma coisa muito importante: quando as coisas não vão bem, não é um presidente que vira as costas, está sempre presente. São pessoas que estão juntas e não é só da boca para fora: é em todos os momentos e situações, e é muito gratificante trabalhar com pessoas assim, comprometidas, que sempre ajudam a gente. Me dá muita confiança para crescer e fazer do Corinthians sempre protagonista", respondeu.

VEJA MAIS:

Corinthians lançará camisas comemorativas de Cássio no próximo sábado
Contra Atlético-GO, Cássio se torna o goleiro que mais defendeu o Corinthians na história
Cássio chega a 602 jogos pelo Corinthians e veste luvas em homenagem a Ronaldo Giovanelli

Trajetória do Gigante


Cássio Ramos nasceu no dia 6 de junho de 1987 em Veranópolis (RS) e deu seus primeiros passos no futebol no sul do país. Começou no futebol profissional pelo Grêmio e logo em seguida, em meados de 2008, foi atuar na Holanda.

Chegou ao Corinthians em 2012, contratado do PSV (Holanda), e começou a temporada na reserva de Júlio Cesar, goleiro titular na campanha do pentacampeonato brasileiro do Timão no ano anterior.

Após a estreia no Paulistão daquele ano, o goleiro ganhou sua primeira chance no time titular nas oitavas de final da Libertadores 2012. Escalado contra o Emelec no primeiro jogo da fase de mata-mata da competição, no Equador, Cássio provou seu valor e nunca mais deixou o time. Seguro, o goleiro foi decisivo na sequência daquela campanha, que culminaria com o título inédito - e invicto - do Corinthians.

Na segunda partida contra o Vasco, nas quartas de final, o arqueiro fez importante defesa no segundo tempo, após chute de Diego Souza, ajudando a levar o Timão às semifinais. Contra Santos na semi e depois diante do Boca Juniors, na grande decisão, Cássio manteve-se seguro, conquistando a América com o clube do Parque São Jorge.

Em dezembro do mesmo ano, teve papel decisivo na conquista do bicampeonato mundial do Timão, no Japão. Contra o Chelsea, tornou-se definitivamente o gigante ídolo da Fiel após fechar o gol e ser escolhido o melhor jogador daquela partida - vencida pelo Timão por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero.

E seu protagonismo em conquistas alvinegras não parou por aí. Foi muito importante nas campanhas do Brasileirão de 2015 e de 2017, com defesas que garantiram vitórias essenciais ao longo dos campeonatos.




Ainda há o tri do Paulistão – nos anos de 2017, 2018 e 2019 –, com destaque especial para o Paulistão 2018, quando foi decisivo na reta final defendendo pênaltis em mata-mata contra São Paulo, na semifinal, e Palmeiras, na decisão disputada no Allianz Parque. Este desempenho foi fundamental para Cássio ser convocado pelo técnico Tite para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Aos 35 anos e em sua 11ª temporada com a camisa alvinegra, Cássio continua fazendo defesas importantíssimas. Recentemente, defendeu duas cobranças de pênaltis no jogo contra o Boca Juniors que foram essenciais para a classificação do Timão para as quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2022.

Confira a lista de conquistas de Cássio no Corinthians até hoje:


- CONMEBOL Libertadores 2012
- Mundial de Clubes 2012
- Recopa Sul-Americana 2013
- Paulistão 2013
- Paulistão 2017
- Paulistão 2018
- Paulistão 2019
- Brasileirão 2015
- Brasileirão 2017

 

Conteúdo Patrocinado