Justiça arquiva processo contra Andrés Sanchez em caso de propina por Arena - Gazeta Esportiva
Justiça arquiva processo contra Andrés Sanchez em caso de propina por Arena

Justiça arquiva processo contra Andrés Sanchez em caso de propina por Arena

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar e Marina Bufon

11/03/2022 às 17:57

São Paulo, SP

A Justiça de São Paulo arquivou o inquérito policial contra o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez (PT-SP), em caso de suposta propina relacionada à construção da Arena por parte da construtora Odebrecht.

Em 2019, André Luiz de Oliveira, mais conhecido como André Negão, foi acusado de ser o intermediário de repasses na casa dos R$ 3 milhões por caixa 2 para Andrés, ainda em 2014. André Negão era, na época, diretor administrativo do clube e hoje é presidente do Conselho de Ética e vice-presidente do Conselho Deliberativo.

Esses pagamentos, segundo a acusação, seriam organizados por Antonio Roberto Gavioli, ex-diretor da Odebrecht, empreiteira responsável pelas obras da Arena do Corinthians. Ou seja, estavam atrelados à construção do estádio.




Segundo documento ao qual a Gazeta Esportiva teve acesso, a juíza Silvia Maria Rocha acatou o pedido de arquivamento do Ministério Público Federal, no qual há a afirmação de que os valores mencionados não podiam ser qualificados como propina, visto que Andrés não exercia cargo político em 2014.

Ainda no pedido de arquivamento, explica-se que “se dão no sentido de que as doações não declaradas da CNO (Construtora Norberto Odebrecht) teriam sido feitas a título de custeio da campanha eleitoral de Andrés”, o que seria tipificado como caixa dois, um crime eleitoral, e não prática de corrupção ativa, a cargo da Justiça Federal.

Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef também foram indicados como participantes das negociações na ocasião e, “conforme análise das movimentações financeiras” investigadas, comprovou-se indícios de que “as quantias se reverteram às campanhas eleitorais do PT em 2014”.

A construção da Arena do Corinthians foi iniciada em 2011, no fim de um dos mandatos de Andrés Sanchez, e a Odebrecht foi responsável por ela. Tanto Andrés quanto André Negão sempre negaram as irregularidades. Por fim, vale mencionar que o estádio sediou alguns jogos da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Conteúdo Patrocinado