O valor esportivo claramente importa. A melhor campanha do Universitario em torneios continentais foi na Copa Libertadores de 1972, quando ficou com o vice-campeonato. Na Sul-Americana, o melhor aproveitamento aconteceu em 2011, quando a equipe alcançou as quartas de final do torneio.
O lado financeiro também é importante. Quem garantir vaga nas oitavas de final da Sula embolsa cerca de US$ 550 mil (cerca de R$ 2,8 milhões), valor que seria muito bem bem-vindo ao Universitario, que possui uma folha salarial bem inferior em relação ao Timão.
Mas um fator importante na equação que define o peso que o Universitario coloca na partida é a prisão preventiva de Sebastian Avellino. O preparador físico foi acusado de cometer gestos racistas para torcedores do Corinthians no confronto de ida, na Neo Química Arena. O profissional chegou a ser detido ainda em Itaquera e o Timão providenciou imagens do estádio para ajudar nas investigações da polícia.
Na visão do Universitario, o caso não foi conduzido da melhor maneira pelas autoridades brasileiras. O clube não concordou com a prisão preventiva de Sebastian, que segue em São Paulo. Na visão dos peruanos, o preparador físico apenas respondeu à ofensas e cusparadas de torcedores presentes no setor oeste da Arena.
Na última sexta-feira, no jogo entre Universitario e Comercio, jogadores da La U estenderam uma faixa antes do confronto, desejando força a Sebastian. Via redes sociais, a equipe já soltou duas notas oficiais saindo em defesa do profissional, acreditando na sua inocência.
𝙁Ⓤ𝙀𝙍𝙕𝘼, 𝙋𝙍𝙊𝙁𝙀 💪#ConLaUHastaElFinal pic.twitter.com/E4DQIk2kas
— Universitario (@Universitario) July 15, 2023
Assim, do ponto de vista esportivo, financeiro e da "justiça" por Sebastian, o Universitario não deve medir esforços para derrotar o Corinthians nesta terça-feira.
O torcedor da equipe local comprou a briga do time. Cerca de 80 mil ingressos foram vendidos pelo Universitario e o estádio Monumental estará abarrotado, mesmo com a crise sanitária que o Peru vive. O ambiente será hostil para o Timão.
No confronto de ida, na Neo Química Arena, o Corinthians venceu a equipe peruana por 1 a 0, com gol de Felipe Augusto. Assim, um simples empate garante o Timão nas oitavas de final do torneio sul-americano.