Corinthians tem uma vitória e dois empates na altitude da Bolívia; relembre - Gazeta Esportiva
Corinthians tem uma vitória e dois empates na altitude da Bolívia; relembre

Corinthians tem uma vitória e dois empates na altitude da Bolívia; relembre

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/03/2022 às 05:00

São Paulo, SP

Depois da eliminação no Campeonato Paulista, o Corinthians logo iniciou preparação para sua estreia na Libertadores, que será na terça-feira que vem, contra o Always Ready, na Bolívia. Será o retorno da equipe à fase de grupos após três temporadas.

O duelo, portanto, acontecerá na altitude de La Paz, no estádio Hernando Siles, que fica a exatamente 3.637 metros do nível do mar - é o sétimo em um ranking com os estádios de maior altitude no mundo. O primeiro, para fins de curiosidade, é o estádio Daniel Alcides Carrión, no Peru, a 4.378 metros de altitude.

Para alguns torcedores, a altitude é um “bicho de sete cabeças”, mas o retrospecto corintiano nesta situação, na Bolívia, é positivo. A equipe foi para o país em outras três oportunidades, somando dois empates e uma vitória. Relembre abaixo:




1999 - Jorge Wilstermann 1 x 1 Corinthians - no Félix Capriles, na Cochabamba (2.574m de altitude), ida das oitavas de final, gol de Marcelinho
2003 - The Strongest 0 x 2 Corinthians - no Hernando Siles, em La Paz (3.640m de altitude), pela fase de grupos, gols de Liedson e Leandro
2013 - San Jose 1 x 1 Corinthians - no Jesús Bermúdez, em Oruro (3.700m de altitude), pela fase de grupos, gol de Guerrero

O último confronto disputado na altitude boliviana infelizmente tem um fato negativo extracampo. Foi neste dia que um torcedor do San Jose de apenas 14 anos faleceu por conta de um sinalizador disparado pela torcida corintiana. Um grupo de 12 torcedores acabou preso no país e solto meses depois.

Mário Gobbi, então presidente do clube, recebeu familiares dos presos em Oruro (Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)


Em sua história, o Corinthians disputou outros jogos na altitude, em outros países, também com retrospecto positivo. No geral, são quatro derrotas, cinco vitórias e sete empates - duelos disputados nas altitudes de Equador, México, Colômbia, Chile e, claro, Bolívia.
Na última terça-feira o elenco ganhou folga, mas, nesta quarta até domingo os treinos acontecerão no período da manhã no CT Dr. Joaquim Grava.

Conteúdo Patrocinado